Reportagem em Londres

"Podes ser preso só por segurar um cartaz" ou como a monarquia é a essência do ser britânico

15 set, 2022 - 20:53 • Maria João Cunha , enviada especial a Londres

Polícia britânica deteve nos últimos dias várias pessoas por manifestações públicas contra a família real. Pode ou não debater-se ou contestar a monarquia no Reino Unido em tempo de luto pela Rainha Isabel II? A liberdade de expressão está garantida no “Human Rights Act”, mas outras leis permitem que a detenção de quem provoque alarme, assédio ou situações de perigo.

A+ / A-

Desapareceram tão depressa quanto apareceram, nos jardins do Parlamento britânico, dois jovens britânicos que esta quinta-feira à tarde ostentavam um cartaz pela liberdade de expressão, frente ao espaço onde decorre o velório da Rainha Isabel II.

Perguntamos-lhes quem são e se representam alguma organização, mas para lá de um repetido "no comment, no comment" apenas garantiram ser jornalistas, enquanto abandonavam o espaço e guardavam o cartaz. Ainda insistimos e perguntamos se saíam por receio de ser detidos, mas não conseguimos saber mais.

No cartaz podia ler-se: “Por estes dias podes ser preso e atirado para a cadeia só por segurar um cartaz”. Um dos jovens filmou toda a cena e não será surpreendente que surja agora nas redes sociais.

Grupos de ativistas sob as designações Republic e Liberty têm posto em marcha ações para chamar a atenção para o direito à liberdade de expressão no Reino Unido.

Desde o início das cerimónias fúnebres da Rainha Isabel II já foram detidas, pelo menos, duas pessoas em Londres, quatro foram acusadas na Escócia – uma mulher por ter segurado um cartaz a pedir a abolição da monarquia, durante a proclamação de Carlos III. Foi acusada de “perturbar a paz”. Um homem foi acusado de ter importunado o príncipe André no desfile fúnebre de terça-feira e retirado do espaço pela polícia.

Adeus à Rainha Isabel II. "Vi homens de 60 anos desfazerem-se em lágrimas"
Adeus à Rainha Isabel II. "Vi homens de 60 anos desfazerem-se em lágrimas"

Uma mulher foi filmada a ser afastada pela polícia quando ostentava um cartaz com os dizeres "Not my King" [Não é o meu Rei]. Em Oxford, um homem foi acusado de “ofensa à ordem pública” por ter gritado “Quem o elegeu?” também durante a proclamação. E um advogado britânico ostentou folhas de papel em branco e disse, aos jornalistas, ter confirmado com a polícia que seria detido se nelas escrevesse alguma ideia anti-monárquica.

Perguntámos a alguns polícias que circulam na zona de Westminster se têm indicações para deter manifestantes ou o que fariam se vissem uma situação destas. Dizem que não há uma regra clara, que falariam sempre com o superior, mas acabam por admitir que, de forma cortês, pediriam ao manifestante para se retirar.

No Reino Unido, o "Human Rights Act" garante a liberdade de expressão desde 1998, mas outras leis, como o “Order Act”, permitem que a polícia detenha indivíduos que provoquem alarme, assédio ou situações de perigo.

Mas a liberdade para criticar também já foi posta em causa nos media. O humorista britânico John Oliver foi censurado pela cadeia de televisão Sky, que transmite para o Reino Unido o programa satírico “Last Week Tonight”, da norte-americana HBO. Oliver tentou brincar com a morte da Rainha Isabel II, mas a Sky editou o programa e essa parte não foi vista em terras de Sua Majestade.

O debate pareceu reemergir, mas estes episódios contrastam com o sentimento geral de união e respeito pela figura da rainha e as cerimónias têm tido uma tal adesão que o tema saiu também do radar público tão depressa quanto entrou.

No país com uma das monarquias mais antigas do mundo, os republicanos queixam-se que não têm expressão e nas páginas dos jornais há até quem admita instruir os filhos a não se manifestarem como anti-monárquicos em público. Dizem que estão remetidos a uma posição “sinistra” e que a "intolerância beligerante" é de tal forma “inquietante” que por isso não manifestam as suas posições, que podem ser também “anti-imperialistas”.

O apoio à monarquia tem descido nas últimas sondagens e estará agora nos 60%. É menor entre escoceses, apoiantes do Partido Trabalhista, minorias étnicas e britânicos com menos de 50 anos.

Mas quão aceite é no Reino Unido a crítica à monarquia, para lá da crítica pessoal e individualizada às personalidades que compõem a Casa Real, é algo a que os britânicos evitam responder.

Oito quilómetros de fila em Londres para uma última despedida da Rainha
Oito quilómetros de fila em Londres para uma última despedida da Rainha

"Pode ver aqui que o apoio à família real é esmagador"

Chris trabalha no Exército e pede para não ser fotografado. Conversamos um pouco. Diz à Renascença que acredita na liberdade de expressão, mas “agora, por respeito pela família real e pela Rainha como chefe de Estado, não é o momento para esse debate”.

“Também acho que é auto-demonstrativo. Pode ver aqui que o apoio à família real é esmagador”, afirma. E continua: “Eu argumentaria que, pelo que pude observar, agora e durante o resto da minha vida, qualquer debate que não seja em favor da monarquia é tão pequeno que é trivial, é um debate irrelevante. Não significa que as pessoas não tenham direito à sua opinião e a debater, mas nunca ganhará qualquer tração, não no meu tempo de vida.”

E será que a mudança de liderança que agora tem lugar pode provocar pelo menos mais debate, senão mesmo algum tipo de mudança?

Chris contrapõe que só por responder à nossa questão já estaria a entrar no próprio debate e que acha que não há lugar para isso neste momento em particular.

E garante-nos: o apoio à monarquia “é o mais forte que pude testemunhar em toda a minha vida”.

Diane é contabilista e a filha sugere que deve ser ela a falar por ser de uma geração mais antiga. “Toda a gente deve ter direito às suas opiniões, é-lhes permitido expressar os seus sentimentos. Todos temos visões diferentes, desde que seja uma demonstração pacífica. Mas eu sou monárquica, sempre fui. Acho que temos muita sorte por ter a Rainha neste país. Ela esteve viva toda a minha vida, nunca tive o prazer de a conhecer. É uma senhora tão graciosa. Acho que somos admirados por todo o mundo por ela ser rainha. Temos muita sorte.”

Diane espera para ver como o Rei Carlos III vai reinar. “Vai ser difícil, ele não é a Rainha e vai ser um papel muito difícil de igualar, não o invejo de todo”.

A morte de Diana até pode ter provocado algumas fissuras, que teimam em não fechar, no apoio à Família Real. Mas os ingleses já incorporaram o sucessor. Afinal, resulta claro em momentos como este, "a monarquia é a própria essência do que é ser britânico".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Santiago
    16 set, 2022 Dublin 08:48
    Todos têem direito a expressar a sua opinião. Mas também todos têem que pensar em respeito. Não acho que seja oportuno ir para um velorio reivindicar o que quer que seja.

Destaques V+