Jubileu de Platina

Rainha Isabel II faz 70 anos de reinado. Príncipe Louis foi o centro das atenções

02 jun, 2022 - 12:15 • Marta Grosso , Ricardo Vieira com agências

Muitos fãs incondicionais de Isabel II e da família real britânica chegaram com dias de antecedência para reservar lugar na primeira fila. Reveja algumas das imagens que marcaram o primeiro de quatro dias de festa.

A+ / A-
Príncipe Louis rouba as atenções no Jubileu da Rainha Isabel II
Príncipe Louis rouba as atenções no Jubileu da Rainha Isabel II


As celebrações dos 70 anos de reinado da Rainha Isabel II de Inglaterra arrancaram nesta quinta-feira de manhã com uma parada militar. Centenas de militares e cavalos desfilaram junto ao Palácio de Buckingham.

Os guardas reais, envergando os seus uniformes vermelhos e os seus altos chapéus pretos cobertos de pele de urso, iniciaram o desfile desde o Palácio de Buckingham até à sede do regimento de cavalaria, "Horse Parade", local onde decorre o evento, cancelado nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19.


Após a chegada dos guardas reais ao pátio da 'Horse Parade', o desfile teve início na presença do príncipe herdeiro Carlos, o primeiro na linha de sucessão do trono britânico, que saudou os regimentos em nome de Isabel II. A monarca permanece no Palácio de Buckingham, devido a problemas de mobilidade.

O resto da família real juntou-se ao desfile.



O príncipe Louis, o filho mais novo do Príncipe William e de Kate Middleton, começou a chamar a atenção das câmaras logo durante o desfile.



De bengala, Isabel II compareceu à varanda do Palácio de Buckingham na parte final da parada militar, ao lado do seu primo, o duque de Kent.



Seguiu-se um desfile aéreo, com cerca de 70 aeronaves. Neste momento, Isabel II regressou à varanda do Palácio de Buckingham, desta vez acompanhada dos restantes membros da família real, à exceção dos príncipes André e Harry, para a tradicional fotografia de família.

Começou, então, o espetáculo da Royal Air Force (RAF) em homenagem a monarca.

Foi nesta altura que o pequeno Louis, quinto na linha de sucessão ao trono britânico, se tornou o centro das atenções e roubou as atenções à Rainha. Perante o olhar atento de todos quantos acompanhavam as cerimónias, o príncipe deu mostras do seu descontentamento e aborrecimento, parecendo não gostar do som dos aviões.



Milhares de pessoas acompanham as cerimónias nas imediações do palácio real, em Londres.

Muitos fãs incondicionais de Isabel II e da família real britânica chegaram com dias de antecedência para reservar lugar na primeira fila.

A avenida conhecida como "The Mall", decorada com grandes bandeiras britânicas, acolhe a grande multidão, na sua maioria com chapéus e bandeiras do Reino Unido.

A música do evento, que marca o aniversário oficial do soberano britânico há mais de 260 anos, está a cargo de várias bandas militares, estimando-se a participação de 400 músicos.

Foto: Sgt Jimmy Wise/Ministério britânico da Defesa/EPA
Foto: Sgt Jimmy Wise/Ministério britânico da Defesa/EPA
Fãs da Rainha Isabel II. Foto: Andy Rain/EPA
Fãs da Rainha Isabel II. Foto: Andy Rain/EPA
Aviões formam o número de anos de reinado da Rainha. Foto: Neil Hall/EPA
Aviões formam o número de anos de reinado da Rainha. Foto: Neil Hall/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Foto: Andy Rain/EPA
Alguns fãs pintaram a bandeira na face. Foto: Tolga Akmen/EPA
Alguns fãs pintaram a bandeira na face. Foto: Tolga Akmen/EPA
Fã da monarquia durante as comemorações. Foto: Tolga Akmen/EPA
Fã da monarquia durante as comemorações. Foto: Tolga Akmen/EPA

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+