02 jun, 2022 - 12:15 • Marta Grosso , Ricardo Vieira com agências
As celebrações dos 70 anos de reinado da Rainha Isabel II de Inglaterra arrancaram nesta quinta-feira de manhã com uma parada militar. Centenas de militares e cavalos desfilaram junto ao Palácio de Buckingham.
Os guardas reais, envergando os seus uniformes vermelhos e os seus altos chapéus pretos cobertos de pele de urso, iniciaram o desfile desde o Palácio de Buckingham até à sede do regimento de cavalaria, "Horse Parade", local onde decorre o evento, cancelado nos últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19.
Após a chegada dos guardas reais ao pátio da 'Horse Parade', o desfile teve início na presença do príncipe herdeiro Carlos, o primeiro na linha de sucessão do trono britânico, que saudou os regimentos em nome de Isabel II. A monarca permanece no Palácio de Buckingham, devido a problemas de mobilidade.
O resto da família real juntou-se ao desfile.
O príncipe Louis, o filho mais novo do Príncipe William e de Kate Middleton, começou a chamar a atenção das câmaras logo durante o desfile.
De bengala, Isabel II compareceu à varanda do Palácio de Buckingham na parte final da parada militar, ao lado do seu primo, o duque de Kent.
Seguiu-se um desfile aéreo, com cerca de 70 aeronaves. Neste momento, Isabel II regressou à varanda do Palácio de Buckingham, desta vez acompanhada dos restantes membros da família real, à exceção dos príncipes André e Harry, para a tradicional fotografia de família.
Começou, então, o espetáculo da Royal Air Force (RAF) em homenagem a monarca.
Foi nesta altura que o pequeno Louis, quinto na linha de sucessão ao trono britânico, se tornou o centro das atenções e roubou as atenções à Rainha. Perante o olhar atento de todos quantos acompanhavam as cerimónias, o príncipe deu mostras do seu descontentamento e aborrecimento, parecendo não gostar do som dos aviões.
Milhares de pessoas acompanham as cerimónias nas imediações do palácio real, em Londres.
Muitos fãs incondicionais de Isabel II e da família real britânica chegaram com dias de antecedência para reservar lugar na primeira fila.
A avenida conhecida como "The Mall", decorada com grandes bandeiras britânicas, acolhe a grande multidão, na sua maioria com chapéus e bandeiras do Reino Unido.
A música do evento, que marca o aniversário oficial do soberano britânico há mais de 260 anos, está a cargo de várias bandas militares, estimando-se a participação de 400 músicos.