Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estados Unidos convencidos de que Putin não parará no Donbass

10 mai, 2022 - 19:14 • Lusa

Os Estados Unidos estão convencidos que o Presidente russo, Vladimir Putin, não se vai limitar a ocupar a região ucraniana de Donbass, mas que quer levar o conflito para a Transnístria, na Moldova.

A+ / A-

De acordo com a chefe dos serviços de informações norte-americanos, Avril Haines, Putin conta com o enfraquecimento do apoio ocidental à Ucrânia, estando a preparar-se para um prolongado conflito, para o qual irá "provavelmente" impor a lei marcial na Rússia.

Os serviços de informações dos EUA acreditam que os militares russos querem "estender a ponte terrestre (no sul da Ucrânia) para a Transnístria", explicou Haines, acrescentando que o objetivo do Kremlin é alcançar esse objetivo nos próximos meses.

Contudo, a chefe dos serviços de informações considera que esse objetivo nunca será atingindo sem que o Kremlin "decrete uma qualquer forma de mobilização geral", impondo a lei marcial.

O Presidente russo "provavelmente conta com um enfraquecimento da determinação dos Estados Unidos e da União Europeia, quando a escassez de bens alimentares e a subida dos preços da energia se agravarem", avisou Avril Haines.

Perante um cenário de escalada da guerra na Ucrânia, Haines diz que a situação entrará numa "trajetória mais imprevisível".

Ainda assim, os serviços de informações norte-americanos consideram que Putin apenas recorrerá ao uso de armas nucleares em condições extremas.

"Continuamos a acreditar que o Presidente Putin só ordenará o uso de armas nucleares se perceber uma ameaça existencial ao Estado ou ao regime russo", disse Haines.

O Presidente russo pode recorrer às armas nucleares ainda "se perceber que está perder a guerra na Ucrânia e que a NATO está a intervir ou a preparar-se para intervir", esclareceu Haines.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    10 mai, 2022 Lisboa 19:28
    Putin avançará até onde o deixarem avançar. Quando deparar com Forças Armadas fortes, de preferência com armas nucleares a apoiá-las, vão ver como ele pára.
  • Barco ao fundo
    10 mai, 2022 Afundem-nos 19:20
    Há 25 milhões de toneladas de cereais à espera de embarque em Odessa, que não pode ser feito porque a Marinha Russa bloqueia o porto. Então das 2 uma: ou se enviam esses cereais por vias alternativas, ou se enviam as Marinhas aliadas para escoltar Mercantes que transportem esses cereais. E se os Russos tentarem impedir... Bem, sabíamos que mais tarde ou mais cedo ia haver confronto, então que seja agora que eles estão desgastados

Destaques V+