Ucrânia

Imagens da destruição em Kharkiv. Ataque russo faz mortes em zona residencial

01 mar, 2022 - 16:49 • Lusa (texto) e EPA (fotos)

Pelo menos oito pessoas morreram, esta terça-feira, e seis ficaram feridas, na sequência de um ataque aéreo russo numa zona residencial em Kharkiv, uma grande cidade no leste da Ucrânia, referiram as autoridades.

A+ / A-

"Oito pessoas morreram, seis ficaram feridas e 38 foram resgatadas" após um "ataque aéreo" num edifício residencial, declarou o serviço de emergência ucraniano no Facebook, onde publicou fotos de equipas de resgate a trabalhar num prédio muito danificado.

Este ataque terá sido liderado pelas forças invasoras russas, refere a agência France-Presse.

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, situada não muito longe da fronteira com a Rússia, tem sido alvo de duros combates entre os defensores ucranianos e o exército russo, que invadiu o país na semana passada.

Na manhã de terça-feira, o bombardeamento na praça central de Kharkiv provocou pelo menos 10 mortos e 20 feridos, segundo as equipas de socorro ucranianas, que difundiram imagens de vítimas retiradas dos escombros da sede da administração local.

Pelo menos 11 pessoas já haviam sido mortas nesta cidade, na segunda-feira.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+