Hora da Verdade

Luís Montenegro. “A austeridade do primeiro-ministro nunca foi encapotada, é direta”

13 abr, 2022 - 07:03 • Manuela Pires (Renascença) , Sofia Rodrigues (Público)

O candidato à liderança do PSD acusa PS e o atual presidente da Assembleia da República de criarem “casos com o Chega” para tornar o partido num “ator político-parlamentar central”. Em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal Público, o antigo líder parlamentar evita afrontar Rui Rio, mas discorda da proposta – entretanto retirada – do novo ministro da Economia de taxar lucros extraordinários das empresas.

A+ / A-
Luís Montenegro: “A austeridade do primeiro-ministro nunca foi encapotada, é direta”
Imagem: Inês Rocha/RR; Foto: Rui Gaudêncio/Público

Dirigiu a bancada do PSD entre 2011 e 2017, na liderança de Passos Coelho, foi candidato contra Rui Rio em 2020, e perdeu, volta agora a esse papel com a certeza de que o partido perdeu eleitorado para o Chega e a Iniciativa Liberal. “É uma questão objetiva”, diz o advogado, 49 anos. Defende um PSD reformista, é a favor do referendo à regionalização, mas muito crítico do processo da descentralização de competências.

Há uma semana apresentou a candidatura à liderança do PSD e assumiu que é candidato a primeiro-ministro. Mas até lá ainda tem outras eleições internas. Acredita que é um vencedor no partido ou está convencido que o primeiro-ministro vai mesmo trocar Portugal por Bruxelas?

Acredito que há todas as condições para vencer estas eleições internas e assumir as funções de liderança do PSD e, a partir daí, construir um trabalho político que cumpra a dupla missão que o povo nos mandatou nas últimas eleições. Por um lado, fazer um trabalho de oposição firme, consistente, muito vigilante e escrutinadora da atividade do Governo e, por outro lado, construir uma alternativa política com base na qual nos apresentaremos às próximas eleições legislativas. Este não é um projeto de gestão interna do PSD.

A liderança de Rui Rio afastou o eleitorado tradicional do partido para a Iniciativa Liberal e para o Chega?

Não é uma questão de opinião, é uma questão objetiva. O PSD perdeu duas eleições legislativas em dois anos, ambas com um score eleitoral abaixo dos 30%. É um contexto que é novo na história do PSD. Não estamos habituados. Desta vez, o PS ganhou com uma maioria absoluta.

Há aqui responsabilidades de Rui Rio?

A questão de nós não termos aglutinado o eleitorado não socialista está expressa no resultado eleitoral.

A liderança de Rio posicionou o PSD mais ao centro. Essa estratégia falhou? Como é que será consigo?

Creio que os portugueses estão um bocadinho cansados desta discussão, que é um bocadinho estéril, à volta do PSD. Falo por mim. Não tenho nenhum problema existencial sobre a afirmação ideológica do PSD. O PSD é o mesmo de sempre. Responde diretamente aos anseios, às necessidades, às inquietudes das pessoas. Quando estamos, no discurso político, uns a dizer que temos de estar mais ao centro, outros que temos de estar mais à direita, não estamos a falar para as pessoas.

André Ventura quer assumir-se como o principal líder da oposição. Como é que vai contornar isso?

Mal de mim se estivesse agora concentrado no André Ventura e no Chega. O campeonato do PSD não é estar a fazer competição com o Chega. O meu campeonato é vencer o PS, é dar uma alternativa liderante que tenha, na sua génese, uma capacidade reformista, que este Governo não tem. Temos um Governo que é uma autêntica pasmaceira, é um Governo que não ata nem desata, que mantém tudo na mesma, é um Governo que não mudou nenhuma das estruturas do país. Temos um Governo meramente preocupado com o dia-a-dia, reativo às dificuldades, que faz lembrar aquelas repartições públicas que carimbavam documentos.

Quando Ventura chama múmias aos deputados do PSD que se abstiveram na moção de rejeição, o que deve dizer o líder do PSD?

Não vamos entrar em diálogo direto com o Chega. É o que o Chega pretende, está a fazer o seu papel, e também é aquilo que o PS, muito habilidosamente, e o primeiro-ministro em particular, insistem em fazer. Quanto mais se valoriza a posição do Chega ou desvaloriza – aquilo que sucedeu em termos de normalidade de funcionamento do Parlamento, com a não eleição de dois candidatos à vice-presidência da mesa –, é uma opção do PS. E é responsabilidade única do PS.

Porque é que acha que o PS fez isso?

O PS, não é de agora, mas o primeiro-ministro, o presidente da Assembleia da República, o atual e o anterior, gostam de criar casos com o Chega porque a forma habilidosa como o fazem transforma o Chega num ator político-parlamentar central. É isso que o PS quer, valorizar o Chega, entrando em conflito com ele. É uma habilidade. Não vou embarcar nisso.

O Orçamento entregue esta quarta-feira é capaz de dar resposta ao aumento da inflação e aos principais problemas do país?

Se repetir o Orçamento do ano passado, não há grande novidade. Mas há uma circunstância nova e não é boa. Para além da escalada da inflação, que já começou no verão do ano passado, sabemos que a Europa vive num contexto de guerra e que as instituições e o Governo também estão a rever a taxa de crescimento económico em baixa. O Governo já o fez há 15 dias ainda com o ministro das Finanças anterior... é uma curiosidade porque o Governo podia apresentar o Programa de Estabilidade até 20 de abril. Vamos tentar perceber se isso tem algum significado.

Parece haver uma grande confusão no Governo e muito pouco discernimento neste panorama. A única coisa nova foi a inenarrável pré-proposta do ministro da Economia com a criação de mais um imposto. Qual é a resposta às dificuldades que o PS vai trazer? Mais impostos, a resposta de sempre.

Com a qual o líder do PSD concordou...

Mas eu discordo. Porque acho que é um sinal contrário e negativo. Para já a proposta não está explicada. Ninguém sabe o que é um incremento potencial com base na crise nos rendimentos das empresas. O dr. António Costa não é a primeira vez que faz isto. Embora ele tenha dito muitas vezes que virou a página da austeridade, ele, de facto, virou a página, mas dentro da austeridade.

Concorda com Mota Pinto quando falou em austeridade encapotada?

Não é encapotada, é direta. A austeridade do dr. António Costa nunca foi encapotada. Já uma vez chamei o IAC – Imposto António Costa ao aumento de 2016 que fez sobre os combustíveis. Foi direto. O Governo está a colecionar mais receita fiscal à conta do aumento dos combustíveis e dos impactos que estão subjacentes à formação do preço dos combustíveis, nomeadamente à aplicação de IVA sobre o próprio ISP.

O custo do imposto subiu de forma rígida e não consoante as flutuações de mercado. Ele prometeu isso, mas depois não o fez. Não nos esquecemos das cativações do investimento público. Estamos há seis anos com taxas de investimento público que são as piores do nosso período democrático.

Qual devia então ser a prioridade no Orçamento?

A prioridade deve ser apostar na capacidade de investimento das empresas. As empresas portuguesas estão asfixiadas em impostos e muita burocracia, o que se compagina com acesso a fundos comunitários.

Na apresentação da sua candidatura, falou na necessidade de uma reforma fiscal, de um plano de acolhimento de imigrantes e ainda de um pacto nacional na transição digital e alterações climáticas. Que outras reformas devem ser prioridade?

O plano de imigração é uma questão estratégica para Portugal. Temos um problema demográfico que se vai projetar nas próximas décadas. Devíamos ter um plano como tem a Austrália, o Canadá e a Alemanha, que identifique as principais lacunas que temos de mão-de-obra e que crie um programa de recrutamento e acolhimento de imigrantes que venham qualificar a nossa economia.

Sobre o referendo à regionalização, como é que o PSD se deve posicionar?

Sou favorável, mas a haver referendo, que se mantenham as regras que hoje a Constituição determina. O tema hoje é extemporâneo. Estamos a meio de um processo de descentralização e parece que andamos a brincar com este processo. Ninguém está satisfeito: o Governo não está, as autarquias também não. Há razões de queixa dos autarcas, mesmo do PS. A minha avaliação do que aconteceu até ao momento é negativa. O processo está a ser adiado permanentemente.

O referendo foi só uma ideia para a campanha eleitoral?

Acho que o PS e o Dr. António Costa quiseram empurrar com a barriga para a frente. Como sabem que há muita gente a defender a regionalização, ele quis tranquilizar. Até concordo que temos de fazer uma avaliação, mas é quando houver descentralização. Os prazos e timings de António Costa não vão ser cumpridos. Perante um problema, gere o problema e aqui a gestão é adiar. Não é só aqui, é em quase tudo. Ele é um especialista no adiamento. O dr. António Costa é doutorado em adiar a resolução de problemas.

Entrevista na íntegra. Luís Montenegro após anunciar candidatura ao PSD
Entrevista na íntegra. Luís Montenegro após anunciar candidatura ao PSD
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+