Tudo que precisa de saber sobre a expansão do Metro de Lisboa

08 mai, 2017 - 17:49 • Imagens: Arquivo/Metropolitano de Lisboa

O Metro vai ter mais duas estações até 2022: Estrela e Santos. Estão previstas também estações nas Amoreiras e em Campo de Ourique, mas sem data prevista de conclusão. Para já, Arroios entra obras e encerra em Julho.

A+ / A-

A rede de Metropolitano de Lisboa vai ser ampliada para ligar o Rato ao Cais do Sodré e São Sebastião a Campo de Ourique. O plano de investimentos foi apresentado esta segunda-feira pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em Lisboa.

O metro da capital vai ter mais duas estações até 2021, Estrela e Santos. Estão previstas também estações nas Amoreiras e em Campo de Ourique, embora sem uma data prevista de conclusão.

A curto prazo, a grande novidade é que para a estação de Arroios está prevista a ampliação do cais através de um investimento total de 7,5 milhões de euros, com as obras a arrancarem com o encerramento da estação no dia 19 de Julho. O objectivo é ampliar o cais de modo a permitir a circulação de comboios com seis carruagens e melhorar as acessibilidades da estação.

Está também previsto investimento nas estações do Areeiro, onde será remodelado o átrio norte; no Colégio Militar/Luz, onde serão melhoradas as acessibilidades; nos Olivais, onde haverá intervenções na estrutura e ainda na estação da Baixa/Chiado, onde serão modernizadas as escadas rolantes.

Os concursos para a expansão da rede devem avançar no segundo semestre de 2018 e a entrada ao serviço é apontada para final de 2021. O custo da obra é de 216 milhões de euros, com recurso a fundos comunitários e a empréstimo no Banco Europeu de Investimento (BEI).

O plano foi apresentado pelo presidente do conselho de administração da empresa, Vitor Domingues dos Santos, numa cerimónia com as presenças do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguel Lopes
    17 mai, 2023 Lisboa 08:16
    A linha vermelha está sobrelotada inclusive de turistas que tem o seu primeiro contato com Lisboa e com moradores de areas adjacentes a Lisboa que usam o comboio até Oriente, era importante ligar esta linha a Campo Grande Telheiras para poder escoar, li algures que era caro, mas com certeza mais barato que fazer linhas circulares na av 24 de Junho ao pé do rio. Por outro lado o comboio Alverca do Ribatejo - Alcantara funciona quase como uma linha circular a lisboa Atravessando do Oriente a Alcantara, existe apenas 1 por hora, em cidades como Paris ou Londores o metro e comboio estao totalmente integrados, não compreendo porque em lisboa se fazem linhas quase separadas por poucos metros ( exemplo expansao amoreiras infante santo alcantara) e não se melhora a infraestrutura já existente complementar dos comboios, são empresas diferentes mas deveriam ser sincronizadas em areas urbanas. Grato
  • Aida Maria Garcia Pa
    14 out, 2022 Lisboa 10:50
    Deviam concluir a obra já começada na Estação da Quinta das Lavadeiras, no Jardim do Parque Urbano Lumiar/ Ameixoeira, junto à Calçada de Carriche. As portas da entrada do metro já lá estão. Era uma forma de deixarmos o carro e usar os transportes, como tanto se apela. O atual troço entre Senhor Roubado e Ameixoeira é o mais extenso de todos; Convinha ter uma estação a meio. Existe um condomínio Jardins do Lumiar a construir que é mesmo em frente. Era mesmo importante.
  • Luís Afonso Zúquete
    13 nov, 2019 Lisboa 16:12
    Considero obsoleto a linha verde terminar numa estação a 300 metros do Campo Grande. Os habitantes de Telheiras, Parque dos Príncipes, Bairro dos Inglesinhos , assim como os utentes do Hipermercado Continente e do Hospital das Forças Armadas, assim como das inúmeras Escolas ficam com o Metro a Grande distância.
  • Jorge
    13 set, 2019 Loures 00:02
    Boa noite, Metro em Loures, será para quando? Obrigado
  • Jose Casaca
    22 jun, 2019 Santarem 16:45
    E a abertura da estação de Carriche, entre Ameixoeira e Senhor Roubado, Junto à Quinta das Lavadeiras? Sò falta a estação; a linha jà là està; O atual troço entre Senhor Roubado e Ameixoeira è o mais extenso de todos; Convinha ter uma estação a meio.
  • Olga Cristina Alvare
    22 fev, 2019 Santo António dos Cavaleiros 12:47
    E a linha amarela quando é prelongada? É que vivem milhares de pessoas também nas zonas Loures,Odivelas e etc Obrigada
  • Carlos Tavares
    28 nov, 2018 Odivelas 20:30
    hospital Beatriz Angelo fica sem metro
  • Patricia
    02 nov, 2018 Carnaxide 20:46
    Podiam expandir o metro ate sintra atraves da estacao do metro reboleira expandir ate amadora centro ou da amadora oeste expandir ate sintra ir ate terrugem ericeira tem muito estrangeiros atraves da linha da amadora oeste podiam expandir o metro ate sintra terrugem e terminar na ericeira e era menos kms se expandissem o metro ate santos alcantara belem alges atraves da linha verde e amoreiras pela linha azul atraves marques pombal expandir ate amoreiras ir ate carnaxide
  • Jultan Moore
    27 ago, 2018 Lap 21:21
    O aeroporto fica a 10 minutos de carro do Campo Grande, no entanto de metro só pela linha vermelha e basta ver no mapa o trajecto 15x mais longo. Porque não ligar Campo Grande (2 linhas amarela e verde) ao Aeroporto?
  • maria do ceu nogueir
    31 jul, 2018 sacavem 21:58
    O que quer dizer mapa não oficial, fazem estudos e não passa disso? em Sacavém ainda não havia indicação de nenhum metro já se falava em Sacavém foi criado prolongamentos de linhas, feita a linha vermelha e não passou em Sacavém . Qual o critério? gostava que me explicassem. Cumprimentos maria do Céu

Destaques V+