17 dez, 2016 - 00:00 • Fátima Casanova , Rui Barros (infografia)
Nota:
No ranking das melhores escolas, a Renascença considera apenas as escolas onde se realizaram 100 ou mais exames no conjunto dos oito mais concorridos (Matemática A, Matemática aplicada às Ciências Sociais, Português, Biologia e Geologia, Física e Química, História, Filosofia e Geografia), tendo por base dados divulgados pelo Ministério da Educação, tratados pela universidade Católica para o jornal "Público".
Pela primeira vez, o Ministério da Educação divulga também “indicador de percursos directos de sucesso”, a que chamamos “ranking alternativo", que permite ficar a saber quais as escolas que mais contribuíram para melhorar o desempenho dos seus alunos. Este indicador mede a progressão dos alunos que à entrada para os ciclos de ensino com exames tinham um nível escolar semelhante. Depois de um percurso sem retenções, os resultados desse conjunto de alunos são comparados com a média nacional. O objectivo é perceber se o trabalho desenvolvido conduziu a resultados iguais, ou se, pelo contrário, os alunos de determinada escola tiveram desempenhos superiores ou inferiores aos dos seus colegas a nível nacional. Esta análise é feita para os dois ciclos de ensino, que têm exames: 3.º ciclo e secundário.