Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Villas-Boas. Rúben Amorim vai aprender com a crise no Sporting

02 nov, 2022 - 12:45 • Pedro Castro Alves com Redação

André Villas-Boas acredita que o treinador do Sporting utilizará a aprendizagem da má fase como "ferramenta" para o futuro. Para já, aconselha a manter a racionalidade, embora admita que é complicado, perante "muita pressão interna e externa".

A+ / A-

André Villas-Boas, que já passou por fases complicadas, a nível de resultados, nos clubes por que passou, acredita que Rúben Amorim aprenderá com o mau momento que vive no Sporting. Em períodos assim, apesar da "pressão interna e externa" a que um treinador está sujeito, é importante manter a calma e agir de forma racional.

O treinador do Sporting, que levou os leões ao primeiro título de campeão em 19 anos na primeira temporada completa em Alvalade, atravessa agora uma crise de resultados: apenas oito vitórias em 18 jogos, sexto lugar no campeonato, a 12 pontos da liderança, eliminação à primeira na Taça de Portugal frente a uma equipa de Liga 3, e adeus à Liga dos Campeões na fase de grupos (repescagem para a Liga Europa).

Villas-Boas assumiu o comando do FC Porto com 33 anos, menos dois que a idade de Amorim à altura da assinatura pelo Sporting, há quase três épocas. Em entrevista a Bola Branca, à margem da Web Summit, de que a Renascença é parceira oficial, o treinador salienta que "todos os treinadores" passam por momentos difíceis, em que os resultados não correspondem à expectativa criada pelo sucesso de outrora.

"É um processo natural do nosso crescimento enquanto treinadores, lidar com a dificuldade. É o momento que está a atravessar o Rúben Amorim. Estou seguro de que as experiências que está a viver nesta fase irão ser a ferramenta que ele, um dia, utilizará para responder de outras formas, se enfrentado pela mesma dificuldade. Esta é uma fase difícil para ele, ele saberá melhor, acho eu, encontrar o caminho com a sua equipa e com os seus jogadores para melhorar a nível de resultados", sustenta.

É difícil ser racional face a "pressão interna e externa"


Villas-Boas sublinha que, numa fase como a que Rúben Amorim está a atravessar no Sporting, "é preciso calma e olhar para as coisas de uma forma racional e menos sentimental". Algo que, admite, "é complicado":

"Os treinadores, evidentemente, estão sujeitos a muita pressão interna e externa. De vez em quando, faz com que a gente tome decisões mais emocionais do que racionais e haja essas dúvidas, dentro da cabeça de cada um, da forma como há de corresponder melhor a cada situação."

Este é "um caminho que se percorre com a experiência", pelo que, no entender de Villas-Boas, Rúben Amorim saberá lidar cada vez melhor, com o evoluir da sua carreira de treinador, lidar com a adversidade.

"Se correr mal desta vez, que seja a ferramenta que possa utilizar para da próxima vez agir de outra forma", conclui, em entrevista a Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+