Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clássico

Inácio defende regresso do Sporting ao 3x4x3 para defrontar o FC Porto

02 mar, 2022 - 12:45 • João Paulo Ribeiro com Redação

Antigo jogador de leões e dragões projeta um embate renhido entre as duas equipas que praticam melhor futebol, em Portugal. Clássico, a contar para 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, é esta noite, às 20h45.

A+ / A-

Augusto Inácio aponta para o regresso do Sporting ao 3x4x3, na Taça de Portugal, frente ao FC Porto, depois do empate com o Marítimo para o campeonato, em que Rúben Amorim optou por utilizar dois avançados: Paulinho e Slimani.

Para Augusto Inácio, se quiser ter sucesso contra a habitual dinâmica do Porto, Rúben Amorim terá de regressar ao esquema tático com que tem tido sucesso no Sporting.

"O sistema de jogo do Sporting mudou e as coisas não correram bem, nem a nível de resultado nem em termos de jogo fluído. O Sporting deve voltar à sua marca habitual de 3x4x3 perante um FC Porto sempre aguerrido e determinado. Penso que cada equipa, à sua maneira, tem hipótese de ganhar o jogo", refere, em entrevista à Renascença.

Inácio alinha com a ideia generalizada de que o Sporting alterou o seu sistema frente ao Marítimo, apesar de Rúben Amorim ter afirmado que não houve qualquer alteração de sistema. As dinâmicas é que foram diferentes, pela entrada de Daniel Bragança para o 11.

"O Daniel Bragança baixa mais no terreno, mas o posicionamento dele foi o de um ala. Não mudámos a forma de jogar, mas as características dos jogadores”, ressalvou Amorim, em conferência de imprensa.

Pote faz falta

O médio teve oportunidade como titular, na sequência de algumas ausências, como Palhinha, Pedro Gonçalves e Sarabia. Pote, Pedro Gonçalves, continuará de fora e pode voltar a abrir a porta do 11 a Bragança.

Inácio, antigo jogador e treinador de Sporting e Porto, reconhece que a ausência do melhor marcado dos leões é um problema para Rúben Amorim.

"O Sporting tem as suas dinâmicas de ataque com o Pote, o Paulinho e o Sarabia. São jogadores que têm um bom entrosamento e quando falta um deles, a equipa sente. O Pote faz muita falta porque é um avançado que em duas oportunidades, faz um golo. Foi o melhor marcador do campeonato na época passada. Este ano tem tido alguns problemas com lesões mas é um jogador que faz a diferença quando está em campo", acrescenta.

Além Pedro Gonçalves, lesionado, o Sporting não conta com Palhinha, a cumprir castigo, e Feddal também não deverá recuperar a tempo do jogo.

FC Porto ainda recupera da saída de Luis Díaz

O FC Porto surge praticamente na máxima força - Manafá é o único ausente, por lesão. Inácio recorda, no entanto, que a equipa ainda está a sentir a falta de Luis Díaz, transferido para o Liverpool em janeiro. O treinador destaque o "grande mérito" de Sérgio Conceição na forma como reabilita a equipa, após as saídas de jogadores influentes.

"Há um grande mérito do Sérgio Conceição e da sua equipa técnica. Tem feito autênticos milagres porque, com tão pouco, consegue excelentes resultados e isso não está ao alcance de qualquer um. Com Luis Díaz, o Porto era uma equipa mais direcionada para o golo. Para um treinador é mais difícil quando perde um jogador a meio da época, como foi o caso. Um pouco à semelhança do espírito do Sérgio Conceição, os jogadores que têm jogado na mesma posição têm dado tudo e tentado fazer o melhor", considera, nestas declarações a Bola Branca.

Em campo estarão as duas melhores equipas portuguesas da atualidade

Augusto Inácio considera esta eliminatória entre Sporting e Porto uma final antecipada da Taça, a duas mãos. O treinador espera que desta vez, ao contrário do que aconteceu no jogo do Dragão para o campeonato, os jogadores se limitem a jogar e que todos os intervenientes no clássico respeitem os espetadores e o futebol. Qualquer das duas equipas pode vencer, diz.

"São as equipas que praticam melhor futebol e têm sido as protagonistas deste campeonato. Cada Sporting - Porto ou porto - Sporting é um grande espetáculo e de resultado imprevisível. O que se espera é que não se repitam as cenas do último jogo entre ambas as equipas, que não dão boa imagem ao futebol português. Mas a verdade é que, dentro de campo, foi um grande jogo e este voltará a ser. Quem seguir em frente na eliminatória, será favorito na final", conclui.

O jogo Sporting-FC Porto, da 1.ª mão das meias finais da Taça de Portugal, realiza-se esta quarta-feira às 20h45, no Estádio de Alvalade, em Lisboa. A partida terá relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt. Na outra meia-final defrontam-se Tondela e Mafra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+