Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga Portuguesa vira o ano como a mais equilibrada da Europa

31 dez, 2021 - 10:15 • Luís Aresta

Em causa nesta análise a luta pelo título. FC Porto e Sporting entram em 2022 na frente, com os mesmos pontos.

A+ / A-

Na viragem do ano, e no que respeita à luta pelo título, o campeonato português é o mais equilibrado, entre as principais ligas europeias.

FC Porto e Sporting entram em 2022 empatados (44 pontos), com os dragões na primeira posição, devido à diferença de golos.

Num olhar sobre as ‘big 5’ – as cinco maiores ligas europeias – em Inglaterra, o Manchester City entra no novo ano com oito pontos de vantagem sobre o Chelsea. Em Espanha, o Real Madrid é líder com mais oito pontos que o Sevilha (embora os andaluzes tenham menos um jogo).

Na Alemanha é de nove pontos a diferença do Bayern para o 2.º classificado, Borussia de Dortmund. Em Itália, o Inter entra em 2022 com quatro pontos de avanço sobre o rival AC Milan. Finalmente, em França, das cinco maiores, a liga mais desequilibrada, com o PSG a virar o ano com 13 pontos sobre o Nice.

Só em Itália é que a distância entre primeiro e segundo é inferior à vantagem que FC Porto e Sporting têm sobre o terceiro classificado da I Liga, o Benfica, que é de sete pontos. Até aí, o campeonato português apresenta-se mais equilibrado, no que diz respeito às contas do título.

Das restantes ligas que maior atenção despertam aos adeptos do futebol, só a holandesa se aproxima do caso português, com o PSV na liderança, com mais um ponto do que o Ajax.

Na Bélgica, o Union St. Gilloise tem uma vantagem confortável, de sete pontos, sobre o Club Brugge e é o líder mais surpreendente de todos.

O Olympiacos, de Pedro Martins, está na frente da liga grega, com mais 9 pontos que o AEK. A mesma diferença separa Trabzonspor e Konyaspor no principal campeonato da Turquia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    01 jan, 2022 Aqui 23:29
    Há alguém que, não sendo francês, vê jogos da liga francesa? Duvido, não sei porque é incluída nas "cinco grandes". Mais depressa me apanham a ver a liga holandesa do que a francesa.

Destaques V+