Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Francisco Barão

Sporting com "esperança de bicampeonato" após 11 vitórias seguidas

30 dez, 2021 - 12:45 • Luís Aresta com Redação

Francisco Barão, antigo jogador e treinador do Sporting, elogia aposta na formação de Rúben Amorim e prestação de Paulinho na vitória frente ao Portimonense. Também antigo jogador dos algarvios, espera um regresso às provas europeias.

A+ / A-

O momento atual do Sporting, com 11 vitórias seguidas no campeonato, dão a esperança de um bicampeonato, o que não acontece desde a década de 50, quando os leões venceram quatro títulos seguidos entre 1950 e 1954.

Francisco Barão foi jogador do Sporting na década de 70 e 80 e recentemente orientou a equipa B e sub-23 dos leões. O treinador, hoje com 64 anos, confia que Rúben Amorim pode levar o clube novamente ao título.

"Ele trouxe a capacidade de vencer muitas vezes seguidas ao Sporting, o que já não acontecia há muitos anos. Esta forma como encaram e resolvem os jogos, mesmo nas adversidades, deixam-nos essa esperança, sem dúvida nenhuma. É um dos grandes desejos de quem está no Sporting, que é fazer o bicampeonato", disse, à Renascença.

O Sporting tinha apenas jogadores com menos de 23 anos no banco de suplentes na vitória por 3-2 frente ao Portimonense. Para Francisco Barão, treinador que já integrou a pirâmide técnica do Sporting, Amorim está a ganhar a aposta na juventude.

"Nós treinadores temos a mania de nos fazer valer dos jogadores mais experientes quando as coisas não estão a correr bem. Ele faz o contrário. Quando complica, lança mais miúdos e programa tudo para que eles tenham um crescimento muito grande", analisa.

Paulinho "joga tanto"

O internacional português Paulinho foi a grande figura da vitória frente ao Portimonense, com o seu primeiro "hat-trick" com a camisola do Sporting. Para Barão, Paulinho não vale só pelos golos.

"A ver o jogo só dizia que este Paulinho joga tanto. Não só o que joga, como o que traz à equipa. Infelizmente não tem conseguido fazer muito golos, mas não só de golos vive um avançado. Esperam-se golos dele, mas cria imensas situações para os colegas marcarem. É um Paulinho dentro do que o Rúben queria e se começar a fazer golos, muito melhor ainda", diz.

Quando questionado sobre a possibilidade do Benfica contratar Rúben Amorim, o treinador garantiu que ia "trabalhar muito para manter o seu lugar". Uma forma de encarar as coisas, que Francisco Barão, antigo defesa do Sporting, enquadra no pragmatismo que carateriza o jovem técnico leonino.

"É uma resposta pragmática, porque ele tem contrato e cláusula de rescisão. Ele pode ter receio que as pessoas que dirigem o Sporting mandem-no embora. É uma resposta verdadeira, porque os treinadores estão sempre na corda bamba. Os resultados mandam muito e dão-lhe margem para treinar o Sporting mais anos e fazer progredir toda aquela miudagem", diz.

Portimonense com olho nas provas europeias

Francisco Barão integrava a equipa do Portimonense que na época 1984/85 terminou o campeonato no quinto lugar, tendo garantido a presença na UEFA.

O antigo defesa faz votos para que Paulo Sérgio consiga repetir o feito 37 anos depois e elogia a inteligência tática revelada pelo treinador do Portimonense.

"É difícil contrariar este sistema do Sporting, os extremos jogam muito por dentro. O Paulo fez uma linha defensiva de seis, é um Portimonense que espero que consiga o que eu consegui quando lá estava, que é fazer parte das equipas apuradas para a UEFA", disse.

O Portimonense ocupa o sexto lugar da I Liga, com 24 pontos, apenas menos um ponto do que o Estoril, que é quinto classificado. O

s algarvios estão ainda nos quartos de final da Taça, onde vão defrontar o Mafra, e com um caminho realista até à final. Caso sigam para as "meias", defrontam o vencedor da eliminatória entre Rio Ave e Tondela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+