Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lúcio Correia

Utilização de Palhinha "não foi irregular", mas pode abrir precedente

03 fev, 2021 - 18:09 • João Paulo Ribeiro

Lúcio Correia, especialista em direito desportivo, explica que não se tratando de um erro grave do árbitro, deveria ter prevalecido a opinião do juiz.

A+ / A-

A utilização de João Palhinha no clássico entre Sporting e Benfica não foi irregular, mas abre um precedente grave, na opinião de Lúcio Correia, especialista em direito do desporto, recordando que para a FIFA e para a UEFA, neste tipo de casos prevalece a decisão do árbitro.

"Se não existe um erro clamoroso na aplicação das regras de jogo ou ato de corrupção, a decisão do árbitro não pode ser impugnável pelos meios judiciais. Apesar de o árbitro se ter enganado, como qualquer outro agente desportivo, é um erro apenas desportivo e não me parece que fosse merecedora de impugnação", diz, em Bola Branca.

João Palhinha viu o quinto cartão amarelo da época no desafio com o Boavista, da jornada anterior à do dérbi com o Benfica, e suspenso por um jogo pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

No próprio dia do encontro entre os dois rivais de Lisboa, o Tribunal Central Administrativo do Sul aceitou uma providência cautelar para despenalizar o jogador dos leões, que acabou por ser convocado por Ruben Amorim e por entrar na partida já no decorrer da segunda parte.

Palhinha ainda pode cumprir castigo

Lúcio Correia explica que a utilização do jogador por parte do Sporting frente ao Benfica não foi irregular, mas sublinha que Palhinha poderá ter de cumprir um jogo de suspensão, porque a decisão do Conselho de Disciplina foi suspensa e não anulada.

"Vivemos uma situação de impasse. A decisão do tribunal foi de suspensão do castigo. A meu ver, não é uma situação de irregularidade na sua utilização, mas não ouviu ainda o interesse do Benfica em alegar essa ilegalidade. Estas providências cautelares são normais na justiça desportiva e é algo completamente banal", termina.

Palhinha começou o dérbi no banco e entrou em campo na segunda parte, no jogo em que o Sporting venceu por 1-0, com golo de Matheus Nunes aos 92 minutos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    04 fev, 2021 RAM 12:18
    Uma providência cautelar por causa dum cartão amarelo? Está tudo louco. Os juízes não se preocupam, quando mandam em liberdade, ladrões e outros criminosos. Agora tomam atitude no futebol? Simplesmente redutor.

Destaques V+