Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Sérgio Conceição associa erros de Fábio Veríssimo às críticas à arbitragem da Taça da Liga

01 fev, 2023 - 22:12 • Redação

Treinador do FC Porto explica expulsão e "desculpa" Fábio Veríssimo pelos erros frente ao Marítimo. Sérgio considera que, depois da polémica em torno da arbitragem de João Pinheiro frente ao Sporting, seria "verdadeiramente difícil" para "qualquer árbitro" que fosse à Madeira ter uma prestação positiva.

A+ / A-

Sérgio Conceição considera que, devido às críticas à arbitragem de João Pinheiro na final da Taça da Liga, que o FC Porto venceu frente ao Sporting, Fábio Veríssimo estava condenado a ter um jogo muito difícil na visita dos dragões ao Marítimo, esta quarta-feira.

Porto e Marítimo terminaram a primeira parte com dez elementos, pelas expulsões de Bernardo Folha e Pablo Moreno, respetivamente. O banco do FC Porto também ficou sem treinadores: Sérgio Conceição e o adjunto Vítor Bruno viram cartões vermelhor. Na conferência de imprensa após a vitória, por 2-0, na Madeira, o treinador portista associa o nervosismo de Fábio Veríssimo às críticas à arbitragem da final da Taça da Liga.

"Foi um jogo difícil, muito equilibrado. Na primeira parte, aconteceram situações difíceis para o árbitro. Qualquer árbitro que viesse aqui hoje [quarta-feira] teria um jogo extremamente difícil. Olhamos para aquilo que foi este espaço temporal pós-Taça da Liga e era verdadeiramente difícil para o árbitro que viesse aqui hoje ter uma prestação positiva. Ainda por cima, num jogo em que houve muita agressividade e muita intensidade. Claramente, não era fácil", salienta o técnico.

Sérgio Conceição também explica o que levou à sua expulsão, na sequência do segundo cartão amarelo a Bernardo Folha:

"Achei que o Bernardo fez duas faltas e teve dois cartões amarelos e a expulsão. Na altura, penso que bati palmas na linha lateral, em sentido de protesto, por achar que a expulsão era injusta. Podia citar alguns lances da dificuldade que o árbitro teve em perceber qual seria a melhor decisão. Quando o Fábio Veríssimo veio direito a mim e me deu o amarelo, eu disse-lhe: 'Está a ter um jogo fraco.' É a minha opinião, como ele pode achar que eu sou fraco porque tivemos dificuldades frente ao Marítimo na primeira parte. Não estou a fazer-me de vítima, é o que aconteceu. Tenho o árbitro como pessoa séria que não vai alterar o relatório."

Eustáquio falhou "vitória justa" por lesão


Quanto ao jogo, Sérgio revela que, ao intervalo, após uma primeira parte em que o Porto foi inferior, disse aos jogadores "para jogarem".

"Temos mais qualidade individual, coletivamente sabíamos o que fazer. Fizemos golos, criámos mais uma mão cheia de oportunidades. Vitória justa. (...) Para ganhar um campeonato, tem de se ser muito forte a todos os níveis, principalmente a nível emocional. As vitórias não são motivo para relaxar, mas sim combustível para ganharmos mais", frisa.

Sérgio Conceição também justifica a ausência de Stephen Eustáquio, que não apareceu na ficha de jogo com o Marítimo, com uma "pancada" num joelho sofrida na final da Taça da Liga. O médio internacional canadiano já tinha jogado a segunda parte frente ao Sporting "muito limitado".

O treinador do FC Porto revela que Pepe e Otávio "também estavam limitados, mas foram a jogo com muito sacrifício". O médio acabou por não aguentar e foi substituído a meio da segunda parte, na Madeira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+