Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Villas-Boas satisfeito com as "defesas decisivas" de Diogo Costa

02 nov, 2022 - 13:00 • Pedro Castro Alves com Redação

O treinador, confesso adepto do FC Porto, espera que o crescimento do guarda-redes dá pontos ao clube e a Portugal.

A+ / A-

André Villas-Boas fica satisfeito por ver Diogo Costa brilhar no FC Porto e espera que o guarda-redes continue a evoluir da melhor forma.

Em entrevista a Bola Branca, à margem da Web Summit, de que a Renascença é parceira oficial, o adepto e antigo treinador do FC Porto assume estar "muito satisfeito" com o que Diogo Costa tem feito.

"Muito nos tem ajudado com defesas decisivas. Podemos estar, potencialmente, perante um grande guarda-redes para o futuro. Há ainda muitos cenários que o Diogo terá de enfrentar. Saberá como evoluir, mas desejo-lhe tudo de melhor", afirma o técnico, de 45 anos.

Villas-Boas acredita que, se Diogo Costa mantiver o nível exibido até agora, "isso traduz-se em pontos e sucesso ao Porto e Portugal", agora que também conquistou a titularidade na baliza da seleção nacional.

O treinador salienta que "os jovens têm de aproveitar ao máximo" quando têm uma oportunidade. Especialmente numa fase em que Porto, Sporting e Benfica têm apostado na formação, "pelas dificuldades económicas".

Referências mundiais dão rumo ao talento jovem


Villas-Boas considera que, nos últimos 15 anos, a "explosão dos mais talentosos portugueses" do futebol, como José Mourinho, Cristiano Ronaldo e Ricardinho, serviu de fonte de inspiração para muitos jovens, desde jogadores a treinadores, e criou "condições de exceção".

"Qualquer pessoa que ambiciona algo importante e desenvolver as suas capacidades tem sempre alguém como referência. Com essas referências que tivemos, conseguimos reunir estrutura, qualidade no treino e ambição futebolística por parte dos jovens mais talentosos e isso permite que, neste momento, se esteja a potenciar jovens nas nossas escolas de formação, para um país tão pequeno, a um ritmo alucinante", realça.

O talento que Portugal traduz vê-se não só nos jogadores, como nos treinadores: "A parte da formação também tem sido fundamental."

"Temos cada vez mais formadores. Temos cada vez mais jovens a ambicionar ser treinadores e, portanto, a desenvolver-se mais cedo, a tirar os cursos de treinador cada vez mais cedo. Isso melhora a qualidade da formação e a qualidade do ensino. Estamos a colher o fruto disso pela quantidade de talentos que neste momento estamos a produzir", diz.

O futebol português também tem, agora, infraestruturas, nos diferentes clubes, que permitem "continuar a potenciar" o talento criado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+