Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

José Fernando Rio

"Sem contas saudáveis, FC Porto não pode ter milagres todos os anos"

29 ago, 2022 - 12:45

José Fernando Rio, ex-candidato à presidência dos dragões, entende que a derrota com o Rio Ave é um aviso para a SAD que enfraqueceu a equipa, para Sérgio Conceição que falhou nas opções e para os adeptos que não podem esperar milagres todos os anos sem contas equilibradas.

A+ / A-

O universo azul e branco ficou em estado de choque com a derrota em Vila do Conde. O FC Porto perdeu com o Rio Ave por 3-1, depois de uma primeira parte onde a equipa de Sérgio Conceição encaixou três golos em 21 minutos. José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, diz em Bola Branca, que este desaire serve de forte aviso para todos, administração da SAD, treinador, jogadores e adeptos.

"Estou triste e desiludido e ontem [domingo] até fiquei em estado de choque, porque o que aconteceu foi mau demais. Tem de funcionar como um alerta para todos. Para a administração da SAD que deixou a equipa pior do que a que terminou a época passada: este plantel é pior do que terminou a época passada. É um alerta também para o treinador, que ontem também não teve as melhores opções e decisões e também tem culpas, porque permitiu que a equipa jogasse de forma displicente. E é um alerta para os próprios jogadores, não basta envergar a camisola do Porto para se ganharem jogos, é preciso aquela atitude conquistadora, ganhadora, de grande humildade, de grande abnegação, porque só assim o Porto é campeão, por isso, os jogadores têm de rever a sua atitude. É também um alerta para os adeptos que acham que é possível fazer milagres todos os anos, e sem contas saudáveis não há reforço da competitividade desportiva da equipa, porque todos os anos somos obrigados a vender os melhores jogadores, e a ir comprar jogadores que podem ser uma incógnita", afirma.

O antigo candidato à presidência do FC Porto mostra surpresa pelo treinador não ter falado, após o jogo, na falta de reforços. As saídas de Vitinha e Fábio Vieira estão a ser sentidas pela equipa.

"Pensei que o Sérgio Conceição deixasse umas palavras sobre a falta de reforços, mas fez bem para não tirar a responsabilidade aos jogadores que utilizou na partida. Mas quando se vende o cérebro da equipa, não podem por lá duas orelhas e um nariz e pensar que é a mesma coisa . O Vitinha era o cérebro, e era nestes jogos mais difíceis que ele mais fazia a diferença. E no ataque não há criatividade, nem há uma boa ligação entre o meio-campo e o ataque, e o Fábio Vieira era fundamental nesse capítulo, e o Porto está a sentir a partida desse dois jogadores", lamenta.

O mercado de transferências encerra na próxima quinta-feira à noite, mas José Fernando Rio não acredita que cheguem reforços de qualidade para o plantel do FC Porto.

"As coisas ou já estavam preparadas ou não é agora que em dois ou três dias se vão arranjar soluções milagrosas. O planeamento que foi feito para esta temporada está arrumado, era vender os melhores pelo valor mais elevado que o mercado permitia, e tentar encontrar soluções para essas saídas, mas acho que esse trabalho foi mal feito. Nesta altura pode chegar um jogador ou outro jogador, mas que não vai ser essa a solução do problema. A solução é trabalhar o que temos, não há outra hipótese. E Sérgio Conceição tem de rever o seu sistema de jogo. O Porto tem de trabalhar muito para atingir os resultados quase brilhantes que atingiu na época passada", conclui.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+