Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estádios do Mundial do Qatar tiveram taxa de ocupação de 96%

19 dez, 2022 - 11:21 • Redação com Lusa

O país recebeu 1,4 milhões de visitantes durante o Mundial 2022. A Argentina conquistou o título. Portugal caiu nos quartos de final.

A+ / A-

O Qatar recebeu 1,4 milhões de visitantes durante o Mundial de futebol, competição que teve uma assistência acumulada nos estádios de 3,4 milhões de espetadores, com uma média de 53 mil pessoas por jogo, anunciou a organização, esta segunda-feira.

Os oito estádios que acolheram a competição, que decorreu entre 20 de novembro e domingo, ficavam a menos de uma hora de viagem do centro de Doha, o que possibilitou aos adeptos assistirem ao vivo a mais de um jogo por dia, e contribui para uma taxa total de ocupação dos recintos desportivos superior a 96%.

"Em 2010, dissemos ao mundo que esperasse algo grandiosa e cumprimos essa promessa. Foi uma edição incrível do Mundial, que influenciará o trabalho de futuras organizações", afirmou Hassan Al Thawadi, presidente do comité organizador.

Thawadi garantiu que o Qatar está "orgulhoso por ter sido palco de um Mundial de proximidade, compacto, acessível e familiar", e acrescentou: "O torneio proporcionou um espaço de intercâmbio cultural nunca visto. Adeptos de todo o mundo contactaram pela primeira vez com a cultura árabe e qatari".

O emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani, usou a conta na rede social Twitter para agradecer e felicitar a FIFA e a organização pelo "êxito" do primeiro Mundial de futebol realizado num país árabe, considerando que Doha "cumpriu o prometido e realizou um Mundial excecional".

Em vários "tweets", o emir agradeceu também a todos os adeptos, voluntários, instituições e ministérios que "contribuíram para o êxito do torneio e para mostrar o Qatar e o mundo árabe, de uma forma digna, a milhões e milhões de espetadores em todo o mundo".

Vários meios de comunicação qataris e árabes destacam o "êxito" do Mundial, que terminou com a vitória da Argentina, mas alguns voltam a denunciar as críticas ocidentais sobre os abusos dos direitos humanos e laborais.

O Campeonato do Mundo terminou no domingo, com a vitória da Argentina sobre a França, nos penáltis, após 3-3 no final do prolongamento. Portugal foi eliminado nos quartos de final pela seleção de Marrocos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+