Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2022

Leonel Pontes defende continuidade de Fernando Santos na seleção

12 dez, 2022 - 18:15 • Luís Aresta

Em entrevista a Bola Branca, o antigo treinador-adjunto da seleção nacional acredita que Federação Portuguesa de Futebol deve honrar contrato até 2024.

A+ / A-

Leonel Pontes, antigo treinador-adjunto da seleção nacional, defende a continuidade de Fernando Santos como selecionador.

A Federação Portuguesa de Futebol renovou contrato com Fernando Santos em 2020, com o prolongamento do vínculo até 2024. A decisão da continuidade ou não de Fernando Santos, depende de si próprio e de Fernando Gomes. Ainda assim, por princípio, Leonel Pontes defende, em declarações a Bola Branca, a continuidade do atual selecionador.

"A partir do momento que a FPF faz contrato até 2024, tem todo o sentido em manter o contrato. É sinal que se confia no treinador independentemente de um mau resultado desportivo, que poderia acontecer. Chegar aos 'quartos' é muito bom, mas tínhamos capacidade para chegar um pouco mais à frente. Tendo em conta a confiança que se depositou em Fernando Santos, tinha sentido dar continuidade. Não é por um resultado que se deve colocar em causa a competência de um selecionador", começa por dizer.

Fernando Santos assumiu as funções de selecionador nacional em setembro de 2014, após a saída de Paulo Bento e é o selecionador português há mais tempo no cargo.

Conquistou o Euro 2016 e a Liga das Nações 2019. Foi eliminado do Mundial 2018 frente ao Uruguai, nos oitavos de final, e caiu nos quartos de final em 2022 frente a Marrocos. No último Europeu, ficou-se também pelos oitavos de final, contra a Bélgica, no verão de 2021.

Na Liga das Nações, falhou o acesso à "final four" das duas últimas edições.

Decisões não devem ser tomadas a quente

Cristiano Ronaldo disse ser desejável que o tempo fosse bom conselheiro para cada um tirar as suas conclusões da participação no Mundial. Leonel Pontes faz a sua leitura das palavras do capitão da seleção nacional.

"O tempo ajuda-nos a ter discernimento de entender o contexto, perceber o passado e olhar para o futuro. Tudo o que seja decisões a quente ficam sempre dúvidas que seja uma decisão emocional. Acabou o Mundial, há um tempo que é urgente, porque vem aí qualificação para o Europeu, mas que é necessário para se tomarem decisões mais lúcidas do que calor do momento", diz.

Leonel Pontes acredita que a seleção nacional terá sempre um futuro brilhante pela frente, com ou sem o atual selecionador.

"Esta seleção terá sempre futuro, com ou sem Fernando santos. A geração garante qualidade para estar nos Europeus e Mundiais. Tínhamos condições de ir às meias-finais e, quem sabe, até à final. É uma decisão tomada com a Federação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+