Tempo
|
A+ / A-

Mundial 2022

Fernando Santos não confirma se em seleção que ganha não se mexe

09 dez, 2022 - 12:04 • Inês Braga Sampaio

O selecionador nacional não esclarece se vai utilizar Gonçalo Ramos ou Cristiano Ronaldo frente a Marrocos, nem se fará alguma alteração no onze. Fernando Santos avisa que o jogo com os africanos será "muito difícil", mas acredita na vitória.

A+ / A-

Fernando Santos não confirma se em equipa que ganha não se mexe, pelo que não garante apresentar diante de Marrocos, nos quartos de final do Mundial 2022, o mesmo onze titular que defrontou a Suíça.

Em conferência de imprensa de antevisão da partida com Marrocos, esta sexta-feira, o selecionador nacional não mostra o jogo sobre a equipa, nem sobre a questão que mais se coloca: Gonçalo Ramos volta a relegar Cristiano Ronaldo para o banco ou o capitão recupera a titularidade?

"'Equipa que ganha não mexe' não quer dizer muita coisa. Marrocos é uma equipa fortíssima e vai apresentar coisas completamente distintas da Suíça. Não sei como se diz que esta equipa é mais ou menos favorita. Foi a única equipa que fez sete pontos na fase de grupos [na verdade, Inglaterra e Países Baixos também fizeram]. Tem uma média entre golos e marcados sofridos impressionante. Tem jogadores que jogam nos melhores clubes do mundo, tem um treinador extremamente competente. Em ação defensiva joga em 20 metros de campo", elogia.

Fernando Santos recorda o jogo com Marrocos no Mundial 2018, na Rússia, em que Portugal "sofreu muito" para ganhar por 1-0:

"Marrocos é muito forte na ação defensiva, porque reduz muito o campo ao adversário e tem Amrabat, que no momento defensivo é determinante, mas também sai bem para o processo ofensivo. Muito forte também em termos ofensivos. As equipas desta zona têm a criatividade das equipas do continente africano, mas têm uma cultura mais forte de jogo coletivo, muito pela influência de terem muitos jogadores na Europa."

Aviso à seleção marroquina


Apesar das cautelas, Fernando Santos garante que os seus jogadores sabem o que têm de fazer e estão confiantes: "Se fizermos tudo bem, com mais ou menos dificuldades, acredito que Portugal vai ganhar."

Marrocos é uma equipa "apaixonada" e pede a Portugal que "seja igual, jogue pelos nossos antepassados e ganhe o jogo".

A questão emocional "é importante", dado que as ideias já estão interiorizadas. Os relatórios que havia para fazer sobre Marrocos já estão feitos e, agora, Fernando Santos apoia-se no "ambiente fantástico" na seleção para "continuar no Qatar mais algum tempo".

A terminar, Fernando Santos deixa uma garantia, entre sorrisos: "Vai ser muito difícil para nós, mas também vai ser muito difícil para Marrocos."

Portugal-Marrocos no sábado, às 15h00, no Estádio Al Thumama. Jogo dos quartos de final do Mundial 2022, com relato na Renascença, em direto do Qatar, e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+