Tempo
|
A+ / A-

Seleção Nacional

Fernando Santos: "Conversa com Ronaldo aconteceu, mas ele nunca disse que queria sair"

09 dez, 2022 - 11:22 • Inês Braga Sampaio

Selecionador nacional explica o que aconteceu antes do jogo com a Suíça e assume que o capitão não ficou satisfeito, mas faz um pedido: "Deixem o Ronaldo em paz, ele não merece."

A+ / A-

Fernando Santos confirma que teve uma conversa com Cristiano Ronaldo, a explicar-lhe que seria suplente diante da Suíça, no entanto, garante que o capitão "nunca" mostrou vontade de sair da seleção nacional. O selecionador pede, ainda, que se deixe o jogador "em paz".

Na véspera, o jornal "Record" avançou que Cristiano Ronaldo teria ameaçado sair da seleção nacional durante uma conversa acesa com Fernando Santos, em que o selecionador lhe revelou que perderia a titularidade nos oitavos de final do Mundial 2022. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desmentiu, no entanto, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, surge o esclarecimento cabal do treinador.

"Nunca em momento algum o Cristiano me disse a mim que queria sair da seleção nacional. Nunca", sublinha Fernando Santos.

A conversa com CR7 "aconteceu, naturalmente", e "mal seria se não tivesse acontecido". O selecionador nacional explica porquê:

"Dou a equipa antes de irmos para o estádio. Essa conversa tinha de acontecer, o que era mais que normal, de justiça elementar. Não faço com todos, é verdade, mas por ele ser o capitão de equipa, por quem ele é em termos de projeção, por tudo o que deu pelo futebol português, pelo profissionalismo, pelo que representa para Portugal e para os portugueses, naturalmente que tinha de ter essa conversa com ele."

"Quem não ficar descontente por não jogar não volta"


A conversa aconteceu no dia do jogo, terça-feira, depois do almoço. Fernando Santos revela que a conversa que teve com Cristiano Ronaldo "foi a dizer que ele não ia jogar e a explicar as razões". O selecionador não esconde que o avançado "não ficou muito satisfeito" por saber que seria suplente frente à Suíça, contudo, garante que a discussão não foi acesa:

"Reuni com ele e dei-lhe a conhecer, porque chegarmos à noite e não pôr o nome dele no quadro não. Expliquei: 'Olha, Cristiano, não estou a contar contigo desde o início, mas estou a contar para o jogo, acho que vais ser muito importante'. Eu achava que o jogo ia ser muito complicado e que, na segunda parte, a entrada do Cristiano podia resolver o jogo."

"O Cristiano, naturalmente, não ficou muito satisfeito, porque sempre jogou a titular. É normal que não tenha ficado muito satisfeito. Eu expus os meus pontos de vista, ele não aceitou de forma simples, mas foi uma conversa perfeitamente tranquila", acrescenta o Engenheiro.

Fernando Santos sublinha, aliás, que "no dia em que estiver na seleção um jogador que não fica descontente quando não joga, não volta".

"Todos ficam descontentes quando não jogam. Quando não jogam, ficam com azia. Eu tinha um treinador que dizia que tínhamos de ir comer umas iscas", salienta o selecionador, para quem o facto de "90% das perguntas" em conferência de imprensa serem sobre Ronaldo "tem a ver com a dimensão do Cristiano".

"Deixem o Ronaldo em paz, ele não merece"


Nesse sentido, Fernando Santos assinala que "é tempo de pararmos com algumas coisas" e enaltece o caráter de Cristiano Ronaldo:

"Agora é moda apontarmos as coisinhas do Cristiano, mas se há exemplo melhor daquilo tudo que eu acabei de dizer é o exemplo que ele deu no jogo. Foi ele que deu o grito. Saiu com os jogadores todos para fazer o aquecimento. Saltou nos golos todos e foi a correr direto aos colegas para festejar. Na segunda parte, ele e o João Mário bateram palmas. No fim foi ele que chamou os colegas para ir agradecer ao público e a única coisa que notaram foi que ele saiu sozinho."

"Deixem o Ronaldo em paz, ele não merece. Por tudo o que já fez pelo futebol português, não merece", termina o selecionador.

Fernando Santos fazia a antevisão do Portugal-Marrocos, dos quartos de final do Mundial 2022, marcado para sábado, às 15h00, no Estádio Al Thumama. Encontro que terá relato na Renascença, em direto do Qatar, e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    09 dez, 2022 PORTUGAL 12:41
    " DEIXEM O CRISTIANO em paz " disse quem não devia ter dito nada. Então se a conversa foi a DOIS, como é que o jornal Record soube do conteúdo da mesma? E chamam a este GRUPO selecção nacional?

Destaques V+