Tempo
|
A+ / A-

Jogos Olímpicos

Paris 2024. Ministra dos Desportos descarta deslocar cerimónia de abertura

04 dez, 2023 - 15:33 • Lusa

Evento está previsto para o rio Sena, mas as crescentes preocupações com terrorismo em França levantam dúvidas.

A+ / A-

A ministra francesa dos Desportos garantiu hoje que não é “uma hipótese” deslocar a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, prevista para o rio Sena, para outro local, apesar das crescentes preocupações com terrorismo em França.

“Não temos um plano B. Temos um plano A no qual há vários planos B’s”, afirmou Amélie Oudéa-Castéra à rádio "France Inter".

As declarações da ministra francesa acontecem dois dias depois de um cidadão franco-iraniano ter sido detido após um ataque que matou um jovem turista germano-filipino e feriu outras duas pessoas, perto da ponte Bir-Hakeim, na capital francesa.

Armand Rajabpour-Miyandoab, de 26 anos, já tinha sido condenado por radicalização islâmica e sujeito a uma ordem de tratamento que envolveu um rigoroso acompanhamento psiquiátrico.

“A ameaça terrorista, designadamente a ameaça islamita, existe. Não é nova, nem específica da França, nem específica dos Jogos Olímpicos”, defendeu Oudéa-Castéra, assegurando que “tudo está preparado para reduzi-la ao máximo, com um estado de vigilância absoluta”.

A cerimónia de abertura de Paris2024 decorrerá, a 26 de julho, entre as pontes de Austerlitz e de Iéna, em pleno ‘coração’ da capital francesa. Será a primeira vez que o arranque dos Jogos Olímpicos acontecerá fora de um estádio, o que coloca vários desafios de segurança às autoridades francesas, que deverão mobilizar 45 mil agentes só para este momento do evento.

“Na cerimónia de abertura, teremos incontestavelmente um desafio de segurança muito particular, sabemo-lo desde o primeiro dia. […] Mas temos capacidade de garantir a segurança da zona”, reforçou a ministra, indicando existirem “uma série de variáveis de ajustamento” para os contornos da mesma.

Esses ajustes incluem o número de espetadores que poderão assistir à cerimónia, que será definido apenas na primavera, mas também “o número de festividades que serão autorizados em redor da zona [do Sena] e de Paris” e “a gestão dos perímetros de segurança”.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, seguidos pelos Paralímpicos, de 28 de agosto a 8 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+