A+ / A-

Râguebi

Austrália vence no grupo de Portugal

09 set, 2023 - 23:07 • Lusa

Este sábado, a Inglaterra também derrotou a Argentina.

A+ / A-

A Austrália venceu a Geórgia por 35-15, com 25 pontos do defesa Ben Donaldson, no primeiro encontro do Grupo C do Mundial de râguebi França 2023, que inclui Portugal, País de Gales e Fiji.

No Stade de France, em Paris, os “wallabies” chegaram ao intervalo a vencer por 21-3, com ensaios Jordan Petaia e Mark Nawaganitawase, mas permitiram aos “lelos” equilibrar na segunda parte.

Os toques de meta de Donaldson, que ainda somou três transformações e outras tantas penalidades, acabaram por manter os australianos sempre seguros, apesar de a Geórgia também ter cruzado a linha através de Luka Ivanishvili e Beka Gogashvili.

O segundo encontro do grupo de Portugal no Mundial disputa-se no domingo, entre País de Gales e Fiji, mas a competição teve este sábado um dia preenchido, com mais três partidas disputadas no “hexágono”.

A fechar o dia, a Inglaterra venceu a Argentina por 27-10, em Marselha, num jogo em que o pragmatismo e o pé certeiro de George Ford, se sobrepuseram a um ensaio dos “pumas”, já ao cair do pano, e “salvaram” a seleção da rosa, que jogou quase todo o encontro em inferioridade numérica.

Tom Curry foi para o “bunker” e o videoárbitro acabou por decidir que o lance era mesmo para cartão vermelho, mas Ford conseguiu três “drop goals” e seis penalidades para assegurar a estreia vitoriosa dos ingleses.

Antes, a Irlanda “cilindrou” a Roménia por 82-8 e brindou o habitual adversário de Portugal no Europe Championship com uma dúzia de ensaios, incluindo dois de Johnny Sexton, que somou 24 pontos, apesar de os 'carvalhos' até terem sido os primeiros a cruzar a linha de meta, por Gabriel Rupanu.

No Grupo A, a Itália confirmou o seu favoritismo frente à Namíbia e venceu, sem dificuldade, por 52-8, em Saint-Étienne, um dia após a França ter derrotado a Nova Zelândia, por 27-13, no encontro inaugural desse grupo e da competição.

O Mundial de râguebi disputa-se até 28 de outubro, em França, e conta com a participação da seleção portuguesa pela segunda vez no seu historial.

Portugal defronta o País de Gales (16 de setembro), a Geórgia (23 de setembro), a Austrália (1 de outubro) e as Fiji (8 de outubro).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+