A+ / A-

Portugal vai defrontar Ucrânia nos oitavos do Europeu de voleibol

06 set, 2023 - 00:00 • Lusa

A vitória da Ucrânia sobre a Espanha, por 3-0, e a da Eslovénia sobre a Bulgária, também por 3-0, ditaram um empate triplo, em termos de vitórias/derrotas, com 2/3.

A+ / A-

A Ucrânia, terceira classificada do grupo B, é o próximo adversário de Portugal no Campeonato da Europa de voleibol, em jogo dos oitavos de final que vai ter lugar no próximo sábado, em Varna, na Bulgária.

Um dia depois de ter assegurado o segundo lugar no grupo D, com a vitória sobre a Turquia, Portugal ficou hoje a saber quem ficava em terceiro no grupo B, sediado na Bulgária, com a seleção anfitriã, a Espanha e a Ucrânia ainda na corrida.

A vitória da Ucrânia sobre a Espanha, por 3-0, e a da Eslovénia sobre a Bulgária, também por 3-0, ditaram um empate triplo, em termos de vitórias/derrotas, com 2/3.

Também em pontos as três ficaram igualadas, com seis para cada, sendo necessário recorrer ao saldo global de sets, com a Ucrânia a ter 10/11, contra 8-11 da Bulgária e 6/11 de Espanha, surpreendente eliminada, juntamente com a Finlândia, última do grupo.

Também no sábado em Varna, a Eslovénia joga contra a Turquia, que hoje ficou a saber que era quarta no grupo D.

No cruzamento dos grupos B e D, os jogos dos oitavos-de-final que serão disputados em Varna são França-Bulgária e Roménia-Croácia, na sexta-feira, e Portugal-Ucrânia e Eslovénia-Turquia, no sábado.

A Turquia superou bem a derrota de segunda-feira contra Portugal e hoje bateu claramente Israel, por 3-0, com os parciais de 25-23, 25-13 e 25-17.

Perante a Grécia, que fica em último, a França, primeira, ganhou por 3-0 também, com 25-19, 25-22 e 25-17.

A França fecha com quatro vitórias, à frente de Portugal e Roménia, que tiveram três, com a diferença entre eles a fazer-se pelo saldo de sets.

A Turquia assegura o quarto lugar com o mesmo número de vitórias de Israel, duas, só que com oito pontos contra quatro do adversário, graças às duas derrotas tangenciais que conseguiu.

Apenas vencedora de Portugal, a Grécia fecha as contas do grupo que se jogou em Telavive.

A seleção portuguesa marca presença pela sétima vez (1948, 1951, 2005, 2011, 2019 e 2021) numa fase final de um Campeonato da Europa, terceira consecutiva.

A edição de 2023 do Campeonato da Europa de voleibol é organizada pela Itália (campeã mundial e europeia em título), Bulgária, Macedónia do Norte e Israel e decorre até 16 de Setembro. As meias-finais (14 de Setembro) e a final (16 de Setembro) terão lugar em Roma.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+