Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Pedro Martins de Lima, o “pai” do surf em Portugal

21 fev, 2023 - 18:19 • Ricardo Vieira

Pedro Martins de Lima tinha 92 anos. Comprou a primeira prancha em 1959 e chegou a fazer mergulho com o investigador e divulgador Jacques Cousteau.

A+ / A-

Morreu Pedro Martins de Lima, considerado o “pai” do surf em Portugal, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Surf (FPS).

Pedro Martins de Lima tinha 92 anos. A data e o local do funeral ainda não são conhecidos.

“Hoje temos a lamentar a perda de um dos grandes. Um pioneiro de grande coragem e visão, Pedro Martins de Lima é unanimemente considerado o primeiro português a correr ondas, o nosso primeiro Surfista, com letra maiúscula”, revelou a FPS, numa mensagem publicada nas redes sociais.

“Deixou-nos aos 92 anos para surfar novas ondas. Fica a memória da sua personalidade encantadora e da sua generosidade. Um grande aloha, Pedro. Até sempre”, refere a Federação Portuguesa de Surf.

Nascido a 14 de setembro de 1930, Pedro Valente de Lima começou por praticar bodysurfing na adolescência, porque não tinha prancha de surf.

Em 1959 conseguiu comprar a sua primeira prancha de surf e nunca mais parou.

Também praticou windsurf e fotografia subaquática, tendo chegado a fazer mergulho com o investigador e divulgador Jacques Cousteau.

Num artigo publicado no boletim municipal da Câmara de Cascais, Pedro Martins de Lima escreveu em novembro de 2011 que “o surf é certamente o desporto mais violento que existe e, contudo, é extraordinariamente pacífico, pois a sua violência não é contra pessoas, é contra a força gigantesca do mar, dos elementos”.

Amante do desporto, Pedro Martins de Lima declarou o seu amor às ondas: "De todos os desportos que pratiquei (e foram quase todos), o surf foi o mais importante, física e psiquicamente. É também um desporto de partilha entre pais".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+