Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Judoca Catarina Costa alcança medalha de prata no Grand Slam de Tashkent

03 mar, 2023 - 14:00 • Lusa

Portuguesa deixou escapar a vitória no último segundo do combate com a sérvia Andrea Stojadinov.

A+ / A-

A judoca portuguesa Catarina Costa alcançou a medalha de prata no Grand Slam de Tashkent, onde deixou escapar no último segundo do combate com a sérvia Andrea Stojadinov uma vantagem de 'waza-ari'.

Catarina Costa, 11.ª do ranking de -48 kg e que partia como primeira favorita na categoria mais leve feminina, nunca tinha perdido, em três combates disputados, com esta adversária sérvia, 28.ª do mundo.

Na final no Grand Slam de Tashkent, a judoca de Coimbra esteve quase sempre por cima do combate, mas uma distração no último segundo dos quatro minutos de combate permitiu a Stojadinov empatar e forçar o "golden score", período em que viria a vencer.

Antes, a portuguesa, isenta na primeira ronda, tinha feito um percurso sem mácula, com vitórias frente à espanhola Gemma Gomez Antona (54.ª), a turca Tugce Beder (35.ª) e, já nas meias-finais, a chinesa Wenna Zhuang, Chn (119.ª).

A medalha de prata de permite a Catarina Costa juntar mais 350 pontos – a corrida à qualificação ainda conta a 50% -, no ranking de apuramento olímpico, o que lhe dará uma subida na sua categoria e quando ocupa a 15.ª posição (nona direta, excluindo judocas do país anfitrião e da mesma nacionalidade).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+