Tempo
|
A+ / A-

Tóquio investiga adjudicação de concursos para eventos-teste dos Jogos Olímpicos

25 nov, 2022 - 10:15 • Lusa

As buscas, decididas pelo Ministério Público de Tóquio e pelas autoridades antimonopólio japonesas, decorreram na sede da maior agência de publicidade do Japão, a Dentsu, que também ajudou a organizar os Jogos, bem como da produtora de eventos Cerespo.

A+ / A-

As autoridades japonesas realizaram buscas, esta sexta-feira, no âmbito de uma investigação a alegadas irregularidades na adjudicação de concursos para organizar eventos de ensaio para os Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados no ano passado.

As buscas, decididas pelo Ministério Público de Tóquio e pelas autoridades antimonopólio japonesas, decorreram na sede da maior agência de publicidade do Japão, a Dentsu, que também ajudou a organizar os Jogos, bem como da produtora de eventos Cerespo, noticiou a televisão pública NHK.

De acordo com a NHK, a Dentsu e outras empresas negociaram antecipadamente as adjudicações para a organização de eventos de ensaio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do verão passado.

O comité organizador olímpico poderá estar envolvido nas irregularidades, uma vez que as empresas vencedoras foram selecionadas a partir de uma lista elaborada pelo organismo.

Um total de 26 concursos no valor de mais de 500 milhões de ienes (cerca de 3,5 milhões de euros) está sob investigação, na sequência da detenção de um membro da direção do comité organizador, por supostamente receber subornos.

O alegado destinatário do dinheiro e figura central no caso é Haruyuki Takahashi, de 78 anos.

Takahashi está em prisão preventiva, acusado de receber quase 200 milhões de ienes (1,4 milhões de euros) de pelo menos cinco empresas, incluindo vários patrocinadores do evento, entre eles, a editora Kadokawa e a cadeia de lojas de fatos Aoki

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+