Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal tem objetivo de recuperar título europeu de râguebi sub-20

04 nov, 2022 - 10:18 • Lusa

A competição arranca no domingo, no Jamor, e a final está marcada para 13 de novembro.

A+ / A-

A seleção portuguesa de râguebi sub-20 vai tentar, a partir de domingo, no Jamor, recuperar o título Europeu, um objetivo “assumido” e para o qual parte com “boas perspetivas”, diz o selecionador João Luís Pinto.

Portugal, que “já tinha vencido a competição em 2013, quando ainda era em sub-19”, foi tricampeão do European Championship entre 2017 e 2019, mas foi interrompido pela pandemia de covid-19, em 2020, e pela Espanha, que há um ano ergueu o troféu em Coimbra.

“O objetivo é claramente voltar a vencer e sermos apurados para o World Trophy. Isso implica ganhar todos os jogos e é o que vamos tentar fazer”, assumiu o João Luís Pinto, em declarações à agência Lusa.

“Ganhar todos os jogos” implica vencer a Polónia, nos quartos de final, no domingo, o vencedor do encontro entre Países Baixos e Alemanha, nas meias-finais, na quarta-feira, e a final em 13 de novembro, “provavelmente com a Espanha”, adversário com o qual os jovens ‘lobos’ têm, invariavelmente, discutido o título.

No ano passado, o jogo caiu para o lado dos espanhóis, por 15-9, numa final disputada em Coimbra e que dava direito a receber o troféu no intervalo do jogo de seniores entre Portugal e Japão, que se disputou no mesmo dia, naquela cidade.

“Foi um erro numa tomada de decisão, uma bola que devia ter sido chutada aos postes e quiseram jogar para alinhamento e a Espanha acabou por ganhar. Precisamente, vamos evitar ao máximo cometer erros, tomar decisões certas, fazer o maior número de pontos e depois logo vemos se chega para vencer a competição”, analisou o técnico.

A equipa que vai disputar o European Championship sub-20 “tem alguns jogadores do ano passado, outros mais novos” e ainda “alguns que não estavam mas foram agora integrados” no sentido de tentar recuperar o título.

“É uma equipa bastante equilibrada nas linhas de três quartos. Os avançados são os típicos avançados portugueses, não são muito altos nem muito pesados, portanto vamos tentar jogar um râguebi rápido, para que os adversários não nos consigam acompanhar”, revelou João Luís Pinto.

O Rugby Europe Championship de sub-20 é a principal competição europeia de seleções daquele escalão, com exceção do torneio das Seis Nações.

O vencedor do Europeu apura-se para o World Rugby Trophy do ano seguinte, uma espécie de ‘Mundial B’ do escalão que apura o vencedor para o Campeonato do Mundo de râguebi sub-20.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+