Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Basquetebol

Warriors vs Celtics. Os dados da final da NBA que se repete pela segunda vez

02 jun, 2022 - 17:00 • Redação

Os Golden State Warriors são a primeira equipa, desde os Chicago Bulls de Michael Jordan a chegar a seis finais em oito anos. É a primeira presença numa final da NBA para todos os jogadores dos Boston Celtics.

A+ / A-
Tatum e Curry foram eleitos os melhores jogadores das finais do "play-off" das respetivas conferências Foto: Winslow Townson/USA TODAY Sports
Tatum e Curry foram eleitos os melhores jogadores das finais do "play-off" das respetivas conferências Foto: Winslow Townson/USA TODAY Sports
Stephen Curry teve médias de 25,5 pontos, 6,3 assistências e 4,7 ressaltos, por jogo, na fase regular. Foto: John G. Mabanglo/EPA
Stephen Curry teve médias de 25,5 pontos, 6,3 assistências e 4,7 ressaltos, por jogo, na fase regular. Foto: John G. Mabanglo/EPA
Jayson Tatum terminou a temporada regular com médias por jogo de 26,9 pontos, 4,4 assistências e 8 ressaltos. Foto: Jason Szenes/EPA
Jayson Tatum terminou a temporada regular com médias por jogo de 26,9 pontos, 4,4 assistências e 8 ressaltos. Foto: Jason Szenes/EPA

Golden State Warriors e Boston Celtics começam a disputar o troféu de campeões da NBA, na madrugada desta sexta-feira, em São Francisco.

A equipa com mais vitórias em casa, nos "play-offs" - os Warriors, que venceram os nove jogos que disputaram na Oracle Arena - recebem o conjunto com melhor registo em jogos fora nesta fase - os Celtics venceram sete deslocações e perderam apenas duas.

Warriors e Celtics defrontam-se pela quarta vez na história, em "play-offs". Mas nem em todas foi na final, uma vez que os Warriors, antes de disputarem a Conferência Oeste, estavam integrados na zona Este, quando eram os Philadelphia Warriors.

Desde que estão localizados na Califórnia, primeiro como "San Francisco" e agora como "Golden State" Warriors, os californianos só jogaram com os Boston Celtics, em "play-offs" uma vez. Em 1964 os Celtics venceram, por 4-1, e conquistaram o então oitavo título da sua história.

Como as equipas chegaram aos "play-offs"

Nenhuma das duas equipas alcançou os "play-offs" como melhor da respetiva conferência na fase regular.

Na Conferência Este, os Boston Celtics terminaram em segundo, com 51 vitórias e 31 derrotas, a dois triunfos dos líderes, os Miami Heat.

Apesar de não terem começado a temporada da melhor forma, os Celtics, liderados por Ime Udoka, em estreia como treinador principal, fizeram da defesa o seu ponto forte, o que consolidou a sua candidatura ao título.

A nível individual muito do jogo dos Boston Celtics passa pelas mãos de Jayson Tatum e Jaylen Brown. Tatum terminou a temporada regular com médias por jogo de 26,9 pontos, 4,4 assistências e oito ressaltos. Já Brown teve médias de 23,6 pontos, 3,5 assistências e 6,1 ressaltos.

Na Conferência Oeste, os Golden State Warriors terminaram a fase regular em terceiro, mas com mais vitórias que o adversário da madrugada de sexta-feira. Os Warriors ganharam 53 jogos e sofreram 29 derrotas, o mesmo registo que os líderes do Este, os Miami Heat.

A época dos Warriors foi indubitavelmente melhor que a anterior, quando foram fustigados por lesões. Depois de chegarem às finais por cinco épocas consecutivas, entre 2014/15 e 2018/19, os Warriors falharam a fase decisiva em 2019/20 e em 2020/21, muito devido às lesões, ora de Stephen Curry, ora de Klay Thompson, ora de Draymond Green.

Esta temporada os californianos conseguiram ter esta tripla recuperada e sentiram uma clara melhoria. Stephen Curry teve médias de 25,5 pontos, 6,3 assistências e 4,7 ressaltos, por jogo. Klay Thompson, que em janeiro regressou depois de mais de dois anos e meio sem competir, acabou a fase regular com médias de 20,4 pontos, 2,8 assistências e 3,9 ressaltos.

O caminho nos "play-offs"

Dos dois finalistas, os Golden State Warriors são quem chega à final com um melhor registo nos "play-offs".

A equipa da Califórnia perdeu apenas quatro jogos. Um na primeira ronda, contra os Denver Nuggets (a série terminou 4-1), dois contra os Memphis Grizzlies (4-2) e um contra os Dallas Mavericks (4-1).

Ao contrário dos Warriors, que não chegaram ao decisivo jogo sete em nenhuma ocasião, os Boston Celtics só uma vez não adiaram a decisão para esse encontro.

Apesar do excelente início, que foi concluído com uma vitória por 4-0 contra os Brooklyn Nets, os Celtics foram obrigados a disputar sete jogos contra os campeões em título, os Milwaukee Bucks, e Miami Heat.

Experiência dos Warriors contra o físico dos Celtics

Com a final deste ano, os Golden State Warriors são a primeira equipa a alcançar a sexta final em oito anos, desde os Chicago Bulls de Michael Jordan, feito só repetido pelos recordistas de títulos, Los Angeles Lakers e Boston Celtics.

Apesar de os Celtics serem, a par dos rivais de Los Angeles, a equipa com mais títulos na NBA, com 17 conquistas, nenhum jogador da atual equipa tem experiência na final. A última vez que os Boston Celtics alcançaram esta fase desde 2010, altura em que, por exemplo, Jayson Tatum, uma das maiores figuras da equipa, tinha apenas 12 anos.

A verdade é que no ano passado, também sem jogadores com experiência de finalista da NBA, os Milwaukee Bucks conseguiram sagrar-se campeões.

A enfrentar uns Warriors com muita experiência, os Celtics confiam no estilo de jogo que os trouxe até esta fase decisiva. Ime Udoka, desde cedo, mostrou-se um treinador talhado para os momentos defensivos, o que se nota no desempenho de uma das melhores equipas neste momento de jogo.

Essa componente defensiva, aliada a um esilo de jogo mais físico - que já causou dificuldades aos Warriors quando defrontaram os Grizzlies - pode ser a chave para ganhar o troféu.

Treinadores com o mesmo mentor

Apesar das diferenças na carreira de ambos, quer como jogadores quer como treinadores, ambos têm em comum um nome: Gregg Popovich.

O treinador americano dos San Antonio Spurs, cinco vezes campeão da NBA e treinador com mais vitórias na liga, orientou ambos na equipa texana.

Como treinadores, os dois foram assistentes de Popovich na seleção dos Estados Unidos da América, sendo que Udoka também foi treinador assistente de Popovich nos Spurs.

Tudo a postos para a final da NBA, que começa na madrugada de sexta-feira, às 02h00. No melhor dos casos, para os fãs de basquetebol, a série pode chegar ao jogo sete, e aí, termina no dia 19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+