Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Paulo Correia

Novo secretário de Estado do Desporto encara desafio com "espírito de missão"

28 mar, 2022 - 22:39 • Lusa

João Paulo Correia sucederá no cargo a João Paulo Rebelo assim que o novo Governo tomar posse.

A+ / A-

O próximo secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse, esta segunda-feira, a dois dias da tomada de posse do XXIII Governo Constitucional, que sucederá no cargo a João Paulo Rebelo com "espírito de missão".

"Obviamente, encaro o desafio com espírito de missão. Só a partir de quarta-feira é que o Governo toma posse e, a partir dessa altura, é que poderei falar sobre a pasta da Juventude e do Desporto", frisou João Paulo Correia, em declarações aos jornalistas, à margem da 19.ª gala "O Melhor Treinador", promovida pelo jornal semanário O Gaiense.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, o líder da União das Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, em Vila Nova de Gaia, foi até aqui vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista e deputado da Assembleia da República desde 2009.

João Paulo Correia, de 45 anos, exerceu ainda as funções de presidente do Oliveira do Douro, clube da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, entre 2012 e 2018.

"O desporto em Vila Nova de Gaia é dos maiores movimentos sociocomunitários. A nível nacional, o concelho tem uma elevada percentagem de clubes em várias modalidades e um elevado peso de atletas. É uma experiência que levo como autarca para as funções que irei desempenhar a partir de quarta-feira", acrescentou o sucessor de João Paulo Rebelo, que liderava a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto desde 2016.

João Paulo Correia figura entre os 38 secretários de Estado do novo executivo, dos quais 15 são novos e 23 transitam do executivo anterior, tendo a proposta do primeiro-ministro António Costa sido já aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No novo elenco, a pasta do Desporto sai da tutela do ministério da Educação, que será encabeçado por João Costa, para integrar o ministério dos Assuntos Parlamentares, cuja chefia vai ser assumida por Ana Catarina Mendes, até então líder parlamentar do PS.

A posse do novo executivo, com 17 ministros, menos dois em relação ao anterior, e sob alçada de António Costa, que governará pela terceira vez e ineditamente com maioria absoluta, acontece na quarta-feira, às 17:00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

Promovida pelo jornal O Gaiense, a 19.ª gala "O Melhor Treinador" reúne, num hotel de Vila Nova de Gaia, várias figuras do futebol luso, entre treinadores, atletas e dirigentes, homenageando a título póstumo o ex-guarda-redes Neno, falecido em junho de 2021.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+