Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Federação Portuguesa de Natação cancela deslocações à Ucrânia

25 fev, 2022 - 15:19 • Lusa

O presidente António Silva já contactou a federação ucraniana depois da invasão russa.

A+ / A-

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) expressou, esta sexta-feira, apoio e solidariedade aos atletas da Ucrânia e anunciou que, por questões de segurança, cancelará todas as iniciativas que envolvam a deslocação de atletas ao território em risco.

Em comunicado, o presidente da FPN diz que o organismo já contactou a federação ucraniana, "assim como com o guarda-redes internacional da seleção de Portugal Nicolai Yanochko e o olímpico de águas abertas Arsenie Lavrentyev, no sentido de disponibilizar todos os seus recursos para apoiar os atletas das disciplinas aquáticas neste período".

António Silva, que também preside à Liga Europeia de Natação (LEN), assumiu estar "muito preocupado com os acontecimentos que decorrem na Ucrânia", acrescentando: "Estamos a desenvolver um conjunto de contactos e ações no sentido de minorar o sofrimento da população ucraniana e dos desportistas em particular. Somos forçados a condenar todo o tipo de violência e iremos cancelar todas as deslocações aos territórios em risco."

Nikolai Yanochko, guarda-redes de polo aquático de origem ucraniana e internacional pela seleção de Portugal, disse já ter manifestado solidariedade aos colegas ucranianos e "disponibilidade para ajudar naquilo que precisarem. Inclusive acolher atletas em situações difíceis provocadas pela guerra".

Arsenie Lavrentyev, naturalizado português em 2008, nasceu na Rússia, mas viveu na Ucrânia dos cinco aos 23 anos, também condenou os bombardeamentos e considerou que "a Rússia tem de parar o que está a fazer".

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+