Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da FPF quer ganhar o primeiro título coletivo do desporto feminino em Portugal

07 fev, 2022 - 11:50 • Inês Braga Sampaio

Fernando Gomes destaca percurso da seleção masculina de futsal, que passou de "perder quase sempre" para, desde 2018, conquistar dois Campeonatos da Europa e um Mundial

A+ / A-

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, assumiu, esta segunda-feira, a vontade de não terminar o seu último mandato sem conquistar um título feminino de seleções.

"Não ficaria muito bem se antes de terminar este mandato não trouxesse aqui o primeiro título de uma modalidade coletiva do desporto feminino. Tudo iremos fazer para o conseguir", assegurou o presidente da FPF, em alusão ao Europeu feminino de futsal, que se realiza em março.

Fernando Gomes falava durante a receção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à seleção nacional de futsal, que no domingo se sagrou bicampeã europeia, nos Países Baixos.

"Temos mais desafios pela frente. Daqui a pouco, vamos ter uma fase final do futsal feminino. Queremos continuar a conquistar títulos para enobrecer e engrandecer Portugal", sublinhou o dirigente.

Também o capitão da seleção masculina, João Matos, deixou "uma palavra de ambição" para a seleção feminina: "Que sejam elas que daqui a um mês e meio aqui [Belém] estejam no nosso lugar. Bem merecem, porque trabalham de forma exaustiva para serem as melhores."

Elogios aos jogadores e ao selecionador


Fernando Gomes lembrou que, antes de 2018, quando venceu o primeiro Europeu, a seleção masculina de futsal "perdeu muitas vezes":

"Não se ganha sempre. Aliás, muitas das vezes, perde-se. Mas é nas derrotas que conseguimos criar as condições para nos tornarmos mais fortes, sermos melhores e, a partir daí, conseguirmos as vitórias. Esta seleção, antes de 2018, perdia quase sempre. Mas, com essas derrotas, com essa ambição, com esse saber, conseguimos dar a volta."

O presidente da FPF enalteceu a "união, garra, dedicação, talento e capacidade psíquica fora do normal" da seleção bicampeã europeia e campeão mundial". Um grupo, nas palavras de Fernando Gomes, "fantástico", que conquistou "vitórias verdadeiramente fantásticas".

O dirigente dedicou, ainda, uma palavra ao selecionador de futsal, Jorge Braz, que "conseguiu, sem sombra de dúvidas, colocar o futsal português no patamar de excelência do panorama desportivo mundial".

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a seleção nacional de futsal no Palácio de Belém apenas um dia depois da conquista do Europeu, que decorreu nos Países Baixos, e uma hora após a aterragem em Portugal.

Portugal sagrou-se, no domingo, bicampeão europeu de futsal, ao derrotar a Rússia, por 4-2, após reviravolta. Também é campeão do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+