Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

Egan Bernal está "consciente e com mobilidade" nos quatro membros após operação

26 jan, 2022 - 10:05 • Redação

O ciclista colombiano da INEOS, de 25 anos, está a dar "excelente resposta" após ter sido operado, na sequência de um acidente com um autocarro num treino.

A+ / A-

O ciclista colombiano Egan Bernal, internado nos cuidados intensivos depois de ter colidido com um autocarro enquanto treinava, encontra-se consciente e tem mobilidade nas quatro extremidades (mãos e pés).

Bernal, de 25 anos, foi operado com "sucesso", na terça-feira, a uma longa lista de lesões. Um dia depois, o vencedor da Volta a França 2019 está a dar "excelente resposta" ao tratamento, de acordo com um comunicado do Hospital Universitário de La Sabana, nos arredores de Bogotá.

"Com o passar das horas, o paciente teve uma excelente reposta ao tratamento e as doses de inotropia foram reduzidas. O paciente tolerou adequadamente o protocolo de desentubação sem quaisquer complicações. Nesta altura, está consciente e com mobilidade nas quatro extremidades. Continuaremos a reportar qualquer progresso ou alteração substancial que justifique nova atualização", pode ler-se.

Egan Bernal continua na unidade de cuidados intensivos. Espera-se que lá permaneça durante mais alguns dias enquanto recupera.

"Suporte ventilatório e suporte inotrópico foram monitorizados e ajustados. Além disso, foi feita profilaxia antibiótica e de tromboembolismo venoso. Também fez soro e reposição de eletrólitos. São avanços na evolução pós operatória", informou, ainda, o hospital.

De acordo com a polícia local, citada pela agência EFE, Egan Bernal chocou, na segunda-feira, contra um autocarro, num treino, quando este se deteve “bruscamente” para deixar sair um passageiro.

O ciclista colombiano, "que circulava no mesmo sentido e na mesma via, não viu a manobra feita pelo veículo, chocando com a traseira".

Após terem sido publicadas fotografias de Egan Bernal deitado no chão, a ser assistido, a INEOS indicou que o corredor estava “estável”. Posteriormente, os médicos diagnosticaram-lhe um trauma torácico e também fraturas num fémur e numa rótula.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+