A+ / A-

Jogos Paralímpicos

Hélder Mestre e Luís Costa garantem mais dois diplomas para Portugal

31 ago, 2021 - 09:03 • Redação com Lusa

A Missão portuguesa contabiliza oito diplomas nos Jogos Paralímpicos e uma medalha de bronze.

A+ / A-

Hélder Mestre e Luís Costa conquistaram mais dois diplomas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, aumentando para oito o número de certificados já assegurados por Portugal.

Luís Costa terminou na sétima posição a prova de contrarrelógio H5. O ciclista, que compete numa handbike, concluiu os 24 quilómetros da prova, feitos em três voltas ao Autódromo Internacional de Fuji, em 42.42,18 minutos.

O holandês Mitch Valize, que cronometrou 38.12,94, sagrou-se campeão paralímpico, partilhando o pódio com o francês Loic Vergnaud (39.15,16) e com o irlandês Gary O’Reilly (39.36,36), medalhas de prata e bronze, respetivamente.

No contrarrelógio individual da classe C2, Telmo Pinão foi 11.º com o tempo de 41.56,90 minutos, no conjunto das três voltas, de oito quilómetros cada, ao autódromo de Fuji.

O australiano Darren Hicks conquistou a medalha de ouro, com 34.39,78, tendo o belga Ewoud Vromant (36.11,79), arrecadado a prata, e o francês Alexandre Leaute (37.07,16) o bronze.

Hélder Mestre com a melhor marca da época

No Estádio Olímpico de Tóquio, Hélder Mestre, que ficou tetraplégico devido a um acidente de viação, cronometrou 42,75 segundos, a sua melhor marca da época, mas ficou aquém do recorde nacional (41,17), que lhe pertence, nos 200 metros T51 (deficiência motora).

Na final, disputada por sete atletas, o finlandês Toni Piispanen arrecadou o ouro, com a marca de 36,81 segundo, que lhe valeu novo recorre paralímpico, e os belgas Peter Genyn (37,11) e Roger Habsch (38,33), conquistaram a prata e o bronze, respetivamente.

Com várias provas ainda por disputar no sétimo dia de competição, Portugal soma uma medalha de bronze, conseguida por Miguel Monteiro na final do lançamento do peso F40, e sete diplomas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+