Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tóquio 2020

Treinadora alemã expulsa dos Jogos Olímpicos por bater em cavalo

07 ago, 2021 - 12:28 • Redação

A treinadora de pentatlo moderno deu um murro a um cavalo que se estava a recusar a saltar, durante a prova da alemã Annika Schleu.

A+ / A-

A alemã Kim Raisner foi expulsa dos Jogos Olímpicos depois de dar um murro a um cavalo que se recusava a saltar ou a trotar durante a prova de pentatlo moderno.

A treinadora foi ouvida na televisão alemã a incitar a atleta Annika Schleu a "bater mesmo" no cavalo, enquanto ela tentava controlar o animal.

Schleu estava à frente na prova, tendo vencido as duas primeiras etapas, de natação e esgrima. Mas na prova de hipismo, os atletas têm apenas 20 minutos para conhecerem e se habituarem a um cavalo que nunca montaram.

O cavalo Saint Boy mostrou pouco interesse em saltar as barreiras e chegou mesmo a recusar-se a andar em frente. A atleta alemã ficou em lágrimas.

Schleu foi criticada por usar, repetidamente, o chicote para tentar controlar o cavalo. Mas a treinadora foi mais longe, dizendo à atleta para "bater mesmo" e dando, depois, um soco no animal.

Nas imagens transmitidas na televisão alemã e partilhadas,depois, nas redes sociais, é possível ver o momento (aos 23 segundos).

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) emitiu um comunicado a anunciar a desqualificação da treinadora dos Jogos Olímpicos, após análise do vídeo que mostra o momento.

"As suas ações foram consideradas uma violação das Regras de Competição da UIPM, que são aplicadas a todas as competições reconhecidas de Pentatlo Moderno, incluindo os Jogos Olímpicos".

A atleta acabou com zero pontos, o que a deixou no 31.º lugar da competição.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    07 ago, 2021 isso.querias@saber.tu 22:58
    É injusto para a atleta perder tantos anos de trabalho por causa de um acontecimento aleatório que ela não podia controlar. Deviam mudar as regras para permitir que os atletas pudessem repetir a prova com outro animal se um episódio como este acontecesse.

Destaques V+