Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comité Olímpico de Portugal saúda confirmação dos Jogos Olímpicos em 2021

07 set, 2020 - 12:45 • Luís Aresta

José Manuel Constantino admite que os Jogos de Tóquio2021 possam realizar-se sem a presença de público.

A+ / A-

José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, fica satisfeito com a confirmação que os Jogos Olímpicos não serão novamente adiados em 2021, independentemente da evolução da pandemia da Covid-19 no próximo ano.

"Reajo de forma positiva. Havendo um elevado grau de incerteza quanto aos Jogos Olímpicos, as declarações introduzem um fator que aparentemente dão alguma tranquilidade quanto à realização dos Jogos. Em relação ao contexto em que vão ser disputados, teremos de aguardar", disse, em entrevista a Bola Branca.

A reação surge na sequência das declarações do vice-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), John Coates, que garante que o evento vai ser uma realidade "com ou sem" Covid-19 e vai "começar a 23 de julho do próximo ano". "Serão os Jogos [Olímpicos] que derrotaram a covid-19, a luz no fim do túnel", afirmou.

O presidente do Comité Olímpico admite que os Jogos de Tóquio2021 possam realizar-se sem a presença de público, o que seria inédito.

"Até há algum tempo pensei que não seria possível. Mas as últimas declarações do Japão admitem essa possibilidade. Estamos a acompanhar um conjunto de atividades desportivas que estão a ser retomadas, e são todas sem púbico. Admito que possam ser realizados os Jogos sem público",diz.

Há quatro anos, nos Jogos do Rio, Portugal apresentou-se com um total de 92 atletas. Em Tóquio, a missão portuguesa não contará seguramente com o futebol, mas ainda tem a esperança de levar o andebol, o que permitiria repetir os números da última comitiva.

"A nossa expetativa é entreo os 70 e 80 atletas, o que é um número próximo do que estivemos no Rio de Janeiro. Este número pode aumentar se tivermos a equipa de andebol, que está na fase de qualificação, o que aproximaria o número do Rio de Janeiro", diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+