Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeitas de doping levam polícia ao hotel da Rússia nos Mundiais de biatlo

22 fev, 2020 - 15:54 • Redação com Lusa

Em causa estará o atleta Alexander Loginov.

A+ / A-

A delegação russa foi surpreendida por uma operação das autoridades nos Mundiais de biatlo, no hotel onde se encontra hospedada a seleção da Rússia devido a suspeitas de doping.

A dois dias do final dos Mundiais de 2020 de Biatlo, as autoridades italianas entraram de madrugada no hotel em Anterselva, no norte de Itália, com mandado judicial, a pedido da procuradoria de Bolsano, segundo confirmou à agência AFP um porta-voz da polícia.

"Esta operação foi solicitada pela Procuradoria de Bolzano. O presumível delito enquadra-se no artigo 586 do código penal (utilização ou administração de produtos dopantes). Duas pessoas estão envolvidas, um atleta e o seu preparador", referiu o porta-voz.

Entretanto, o presidente da federação russa de biatlo, Vladimir Drachev, revelou à agência de imprensa russa Interfax que o atleta é Alexander Loginov, que conquistou a prova de sprint no último sábado, em 15 de fevereiro.

Loginov, de 28 anos, não é um desconhecido das autoridades que combatem o doping, tendo sido suspenso entre 2014 e 2016 por dois anos, devido a EPO.

Nestes Mundiais, em Anterselva, conquistou o ouro no sprint e o bronze na perseguição.

O presidente da federação russa de biatlo explicou que a polícia chegou às 4h50 e que a busca estava também ligada ao facto de o treinador da equipa, Alexander Kasperovich, ter usado uma acreditação que não lhe pertencia.

"A polícia revistou as suas coisas durante hora e meia e levou algumas coisas", disse Drachev, que teve de se deslocar, com o treinador, a uma delegacia.

O biatleta Alexander Loginov revelou que a polícia esteve no quarto, que partilha nos Mundiais com Evgeniy Garanichev, mas que apenas se interessou pelos seus pertences, retirando-lhe o telefone e o computador. O atleta deveria ainda participar na estafeta de 4x7,5 quilómetros.

Há vários anos que a Rússia é castigada por ter sido descoberta uma rede de doping global no país e em vários desportos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+