A+ / A-

Arbitragem

​Proença vai estar na final da Liga Conferência: "Sei bem o que vai na cabeça do Artur Soares Dias”

23 mai, 2024 - 13:40 • Redação

Antigo árbitro e presidente da Liga Portugal foi o último português numa final europeia. Fiorentina-Olympiacos joga-se em Atenas, a 29 de maio.

A+ / A-

O Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, vai marcar presença, em Atenas, na OPAP Arena, para assistir à final da Liga Conferência, entre Olympiacos e Fiorentina, que será apitada por Artur Soares Dias,

O árbitro da Associação de Futebol do Porto vai ter assistência de Paulo Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Martins, este último no VAR.

Curiosamente, Proença, o também presidente da Associação de Ligas Europeias, foi o último árbitro português a apitar uma final europeia. Aconteceu em maio de 2012, na Allianz Arena. Nessa final, os ingleses do Chelsea, liderados por di Matteo, levaram a melhor sobre os alemães do Bayern Munique, numa decisão discutida nas grandes penalidades.

Face à nomeação histórica de Artur Soares Dias, 12 anos depois da final que apitou, Pedro Proença defende que este é um momento especial e marcante para a arbitragem portuguesa.

“Estarei em Atenas como membro executivo da UEFA, presidente da European Leagues e, obviamente, como presidente da Liga Portugal, mas estarei em Atenas fundamentalmente como ex-árbitro, a torcer por mais um talento do futebol português”, revelou, em declarações à Liga TV.

E acrescentou: “Sei bem o que vai na cabeça do Artur e de toda a sua equipa, portanto aquilo que desejo é que a sorte acompanhe o Artur e a sua equipa, porque a sua competência já está reconhecida por esta honrosa nomeação. Junto-me a todos os portugueses na quarta-feira, que entrarão em campo ao lado do Artur Soares Dias e de toda a sua equipa”.

Proença esteve também em Dublin, o palco da final da Liga Europa entre Atalanta e Leverkusen, para assumir formalmente o seu lugar no Comité Executivo da UEFA. O português participou assim na sua primeira reunião deste órgão.

“O balanço é extremamente positivo”, disse, também ao canal da Liga Portugal, sobre as novas funções no futebol europeu.

E concluiu: “Foi uma reunião muitíssimo importante. A European Leagues, desde dezembro, passou a ser reconhecida como parceiro efetivo, que tem uma palavra e uma voz muito ativa. Deixo aqui o registo de positividade neste compromisso que tem havido entre a European Leagues, a UEFA, a ECA e os restantes stakeholders. Há um alinhamento real, que aconteceu a partir do momento em que assumimos estas funções.”


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+