Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Proença pede redução da carga fiscal sobre clubes de forma a reter talento

22 mai, 2023 - 10:41 • Eduardo Soares da Silva , Inês Braga Sampaio

Presidente da Liga de Clubes salienta que os clubes portugueses encontraram um modelo de negócio que os torna "rentáveis e altamente competitivos", com exportação de talento por muitos milhões.

A+ / A-

Veja também:


Pedro Proença, presidente da Liga de Clubes, apela à redução da carga fiscal sobre os clubes de futebol, de forma a potenciar a retenção de talento.

Em discurso na sessão de abertura da 2.ª Conferência Bola Branca, esta segunda-feira, Pedro Proença salienta que é necessário "capacitar os clubes para competirem com os principais concorrentes internacionais".

"A Liga tem-se batido de forma determinada pelos custos de atividade. É uma matéria de máxima importância. Falo da revisão da lei dos seguros, que representa um desequilíbrio gritante, são mais de 25 milhões de euros por época. Falo do enquadramento fiscal em sede de IVA, diminuição da taxa para os bilhetes de espetáculos desportivos e atividades passíveis de dedução de impostos, da redução da taxa de IRC ou IRS relativo aos praticantes, benefícios fiscais que permitam um tratamento igual a outros setores profissionais sem o peso do futebol na economia nacional", enumera.

Proença realça que os clubes portugueses encontraram um modelo de negócio que os torna "rentáveis e altamente competitivos" e que permite exportar talento para os principais campeonatos. Por exemplo, Portugal foi o quinto país que mais receitas amealhou, em 2022.

Contudo, o objetivo, agora, é reter talento "o máximo de tempo possível", de forma a "tirar o máximo rendimento desportivo", e só criando condições será possível fazer isso, assinala o presidente da Liga.

"Temos 71 portugueses nas 'Big 5': 23 na Premier League, 19 na Ligue 1, 11 na Serie A, dez na La Liga e oito na Bundesliga. Temos treinadores nos quatro cantos do mundo, temos um inigualável José Mourinho na final da Liga Europa, Marco Silva nomeado para melhor treinador do ano em Inglaterra. Podia ficar horas a falar como dominam", enaltece.

Proença revela, ainda, que tem trabalhado com o Governo na elaboração do novo regime das SAD, que "trará alterações estruturantes em matérias de transparência, idoneidade e fiscalização na entrada de investidores no futebol profissional".

[notícia atualizada às 16h53 de 22 de maio de 2023]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+