Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conferência Bola Branca

Renato Paiva: ​“Talento é decidir bem”

15 mai, 2023 - 12:06 • Carlos Dias

No lançamento da 2ª Conferência Bola Branca “Talento, Ética e Igualdade”, o técnico de 53 anos abordou vários temas relacionados com o talento e falou de alguns jogadores, como João Félix, Rúben Dias, Bernardo Silva e Tiago Dantas, com quem trabalhou.

A+ / A-

Renato Paiva, atual treinador do Bahia do principal campeonato brasileiro, tem um registo de grande sucesso no trabalho que desenvolveu na prospeção e desenvolvimento de jogadores de futebol.

No lançamento da 2ª Conferência Bola Branca “Talento, Ética e Igualdade”, que se realiza a 22 de maio, o técnico de 53 anos abordou vários temas relacionados com o talento e falou de alguns jogadores, como João Félix, Rúben Dias, Bernardo Silva e Tiago Dantas, com quem trabalhou.

Renato Paiva trabalhou mais de 15 anos no Benfica. Depois assumiu o comando das equipas principais do Independiente del Valle, pelo qual foi campeão do Equador, do León do México e atualmente lidera o Bahia que está a jogar o Brasileirão.

Com a sua experiência quer como observador de jogadores, quer como treinador da formação e do futebol profissional, o que é ter talento no futebol?

Para muitos fazer um passe de 60 metros e a bola cair no pé do colega é ter talento, mas para mim, se calhar nesse momento do jogo o que se pedia era um passe de 10 metros. Eu não consigo descontextualizar o talento do jogo, por isso para mim no futebol o talento é o jogador perceber as suas qualidades e as suas deficiências, aplicá-las no jogo através de uma excelente tomada de decisão, talento é decidir bem. Jogadores como o Bernardo Silva e o Tiago Dantas que chegaram ao alto rendimento sendo jogadores morfologicamente muito frágeis, e nós perguntamos como é que num jogo tão físico, cada vez com menos espaço e tempo para agir, este tipo de jogadores chegou ao alto rendimento. A resposta está no talento de perceber quais as suas fragilidades e levar o jogo e as suas tomadas de decisão para longe do que é o aspeto físico do jogo.

E no entender do Renato Paiva nesta temática onde entra a inteligência?

O Rui Costa falava-me do Pipo Inzaghi que era um jogador que quando entrava nos “meinhos” do AC Milan nunca mais de lá saía, mas como goleador era excelente, era um jogador que estava sempre no limite do fora de jogo.

Marcava muitos golos sempre com poucos toques na bola. A inteligência é também isto, exponenciar as suas qualidades, mesmo que sejam poucas, aplicá-las no jogo e esconder as suas fragilidades

Tem trabalhado com muitos jogadores que atingiram um nível elevado do futebol mundial. Ficou surpreendido com a evolução de algum deles?

Por exemplo o Rúben Dias que nos sub-16, nos sub-17, era um jogador com liderança, com capacidade de querer aprender, de trabalhar, com uma ambição extraordinária e nós dizíamos que ele tinha condições para ser jogador de futebol profissional, mas nesse momento, gostando eu muito dele, nunca pensaria que chegaria ao Manchester City e ao protagonismo que tem hoje.

Trabalhou com João Félix, chegou a dizer que podia ser candidato a uma Bola de Ouro…

João Félix é um jogador sobre o qual cheguei a dizer que ele podia ser um supercandidato a Bola de Ouro. Naquele momento dizia isso, agora entrou numa parte mais complicada da sua carreira. Continuo a acreditar muito no talento do João, mas há outros fatores que limitam o talento, há outros patamares que não acompanham.

Pela sua experiência no futebol sul-americano encontra alguma explicação para que alguns jogadores não consigam ter sucesso no futebol europeu?

Não sufoquemos o jogador de talento técnico com o exagero da tática, porque assisti a inúmeros jogadores talentosos da América do Sul que viajaram para a Europa e onde os contextos exigentes ao nível tático os castraram, os sufocaram e depois fala-se em adaptação. A este tipo de jogador temos, se calhar, de lhe dar menos comportamentos táticos.

Neste momento está a trabalhar no Bahia, da primeira divisão brasileira, com muitos jogadores jovens no plantel o que nos leva ao tema inicial da conversa, o talento?

Eu não consigo dissociar o talento do alto rendimento. O Bahia é detido pelo Grupo City (o dono do Manchester City). Contrataram-me também pelo meu trabalho com jovens e o desafio passa precisamente por desenvolver talento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+