Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famalicão suspende treinador Miguel Afonso "até que a verdade dos factos seja apurada"

30 set, 2022 - 12:24 • Eduardo Soares da Silva

Treinador da equipa feminina é acusado de assédio sexual enquanto treinava o Rio Ave.

A+ / A-

O Famalicão anunciou, em comunicado, que suspendeu o treinador Miguel Afonso, acusado de assédio sexual, "até que a verdade dos factos seja apurada".

"O Futebol Clube Famalicão com o interesse máximo de salvaguardar os seus valores, as suas pessoas e o seu emblema, vem comunicar, face aos acontecimento ocorridos no dia de ontem, a suspensão de funções, por mútuo acordo e com efeitos imediatos, do treinador Miguel Afonso até que a verdade dos factos seja apurada", pode ler-se na nota.

O clube minhoto "renova que não se revê em nenhuma atitude de teor abusivo ou de desigualdade de género, seguindo o seu caminho assente nos valores em que acredita e com o objetivo único de dignificar mais este emblema".

"Mais uma vez, o FC Famalicão manifesta total disponibiliade com todas as partes envolvidas e às entidades competentes para coadjuvar no alcance da verdade", termina a nota.

No dia de ontem, após a publicação do jornal "Público", o clube tinha afirmado "não ter conhecimento de nenhuma acusação ou denúncia às entidades competentes que recaia sobre o técnico". Menos de 24 horas depois, o clube suspende o treinador.

O treinador é acusado de assédio de sexual por algumas jogadoras do Rio Ave, equipa que treinou na época 2020/21. O técnico, que treina agora a equipa feminina do Famalicão, terá trocado algumas mensagens íntimas com jogadoras com idade entre os 18 e os 20 anos, solicitando fotos e vídeos.

Na noite de quinta-feira, Mariana Vaz Pinto, antiga dirigente da Belenenses SAD e da equipa de futebol feminino do Sporting, divulgou nas redes sociais algumas alegadas conversas do treinador com uma jogadora.

Nas redes sociais, o treinador falou num "esquema criado" contra si e diz-se “forte e focado” e pronto a defender-se.

De acordo com a "CNN", um grupo de antigas jogadoras do Rio Ave e de outros clubes entregaram esta sexta-feira uma queixa anónima na Federação Portuguesa de Futebol contra o treinador Miguel Afonso, que é acusado de assédio sexual.

Segundo a publicação, no documento enviado estão provas do assédio realizado pelo treinador durante a época no Rio Ave, para além de que o Famalicão foi informado das acusações no própria dia em que contratou o técnico.

[Atualizado às 12h34]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    30 set, 2022 Funchal 13:03
    Ao ser tornado público, o treinador já foi condenado. É assim a vida.

Destaques V+