Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Miguel Afonso. FPF instaura processo disciplinar a diretor desportivo da equipa feminina do Famalicão

30 set, 2022 - 22:25 • Lusa

Samuel Costa foi alvo de denúncia. Federação vai instaurar um processo de averiguações no âmbito de denúncias de assédio sexual que envolvem o treinador Miguel Afonso.

A+ / A-

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu hoje instaurar um processo disciplinar contra o diretor desportivo do FC Famalicão feminino, Samuel Costa, por denúncia, disse à Lusa fonte do organismo.

De acordo com a mesma fonte, será ainda instaurado um processo de averiguações no âmbito de denúncias de assédio recebidas, mas nas quais não estão identificados os denunciados.

Esta medida acontece num dia em que o CD da FPF também suspendeu preventivamente o treinador da equipa feminina do Famalicão, Miguel Afonso, a quem foi instaurado um processo disciplinar urgente, também segundo avançou à Lusa fonte oficial da FPF.

A mesma fonte avançou igualmente que o organismo disciplinar da FPF também decidiu criar uma equipa especial para se dedicar com urgência à instauração dos processos criados na sequência de denúncias de assédio, constituída por membros do Conselho de Disciplina e da Comissão de Instrução Disciplinar da FPF.

Na quinta-feira, futebolistas que alinharam no Rio Ave em 2020/21 denunciaram ações de assédio sexual por parte do então treinador da equipa feminina do clube de Vila do Conde Miguel Afonso.

Já hoje, várias jogadoras treinadas por Miguel Afonso formalizaram, através do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), queixas por assédio sexual na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e na Polícia Judiciária (PJ), segundo confirmou à Lusa fonte sindical.

O SJPF foi contactado e, tendo recolhidos os elementos de prova, formalizou as participações, que, de acordo com a mesma fonte, não incluem apenas jogadoras do plantel do Rio Ave, mas também de outros clubes orientados pelo referido treinador.

Miguel Afonso também foi suspenso de funções e substituído, de forma interina, no comando técnico da equipa do Famalicão, da Liga feminina, por Renato Lobo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+