Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“É uma desilusão” não haver árbitros portugueses no Mundial do Qatar

19 mai, 2022 - 18:32 • Carlos Dias

APAF pede reflexão geral em Portugal e fim de ambiente hostil para com a arbitragem.

A+ / A-

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) mostra-se desiludido e triste por não haver árbitros portugueses no próximo Mundial do Qatar.

“É uma desilusão e temos que o encarar dessa forma. A nossa arbitragem merecia que tivéssemos árbitros presentes no Mundial, fosse em que função fosse. Alguma coisa não estamos a fazer tão bem e tenho a certeza que não tem só a ver com o trabalho dos árbitros”, diz Luciano Gonçalves.

Em Bola Branca, o líder da APAF considera que é necessário “repensar, perceber, temos de fazer na arbitragem o que se fez quando a Seleção não conseguia estar presente nas grandes competições”.

Luciano Gonçalves lembra que vários árbitros lusos fizeram jogos internacionais, nomeadamente Artur Soares Dias, que esteve numa meia-final da Liga Europa, e é preciso “perceber o que está a faltar”.

“Não é falta de qualidade dos nossos árbitros. Temos muita qualidade na nossa arbitragem e temos grandes árbitros”, acrescenta.

O apelo à reflexão abrange todos os que estão ligados ao fenómeno futebolístico. O “ambiente hostil” que se sente em Portugal em relação à arbitragem portuguesa também “não ajuda em nada”.

“Temos de respeitar estes intervenientes naquilo que é o bolo do futebol e todos em conjunto temos de refletir”, refere.

A FIFA divulgou esta quinta-feira a lista de 129 oficiais de arbitragem nomeados para o Campeonato do Mundo, que vai decorrer entre novembro e dezembro.

Entre árbitros principais, árbitros assistentes e vídeo-árbitros não há portugueses. Tal não acontecia desde o Mundial de 2006.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    20 mai, 2022 Seixal 14:46
    Não percebe o que está a faltar? Enquanto continuarem na CMTV e outros canais, a dissecar as imagens frame a frame, eventuais faltas que o árbitro marcou ou não marcou, e uns quantos imbecis aos berros e a insultarem-se se foi ou não penalti, a imagem e o trabalho dos árbitros portugueses estará sempre em causa. Para além das televisões, também dirigentes e treinadores irresponsáveis, contribuem e muito para denegrir a imagens dos árbitros além fronteiras.
  • Joaquim Correto
    20 mai, 2022 Paços 12:43
    Mas que vergonha! Inacreditável! Somos o único país das principais ligas europeia sem um único árbitro no mundial, Acredito que os constantes mergulhos do “Piscinas” teve influência neste resultado. Vamos continuar a assinalar aqueles penaltis vergonhosos a favor do Porto e do Sporting? Vamos continuar a prejudicar fortemente o Benfica? Está na hora de fazer uma refleção, e de haver demissões nas chefias da arbitragem portuguesa!
  • Raul Soares
    20 mai, 2022 Aveiro 11:25
    Confesso que pela qualidade dos ''mesmos''não sei qual o espanto.

Destaques V+