Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Belenenses vence recurso contra a SAD e pode sonhar com os campeonatos profissionais

27 abr, 2022 - 14:43 • Redação

Numa longa batalha judicial, o Tribunal da Relação deu razão ao clube, que disputa o Campeonato de Portugal.

A+ / A-

O Clube de Futebol “Os Belenenses” anunciou, em comunicado, que o Tribunal da Relação deu razão na disputa com a Belenenses SAD e que valida a separação das duas entidades como clubes distintos.

Na prática, a decisão significa que o Belenenses poderá voltar ao campeonatos profissionals, caso seja promovido desportivamente.

De acordo com a nota do Belenenses, a SAD queria "ligar perpetuamente o clube à Belenenses SAD, impedindo o clube para todo o sempre de chegar às competições profissionais, impedindo o clube de constituir nova SAD ou SDUQ e de seguir o seu caminho desde a última divisão distrital até à I Divisão Nacional, baseado no mérito desportivo", pode ler-se.

O tribunal reconhece que o clube já não é acionista da SAD, que o nexo identitário entre as duas entidades "já se quebrou definitivamente", que o clube já não é o clube fundador da Belenenses SAD, que o clube não está condenado a apenas participar nas competições desportivas de futebol profissional através da Belenenses SAD e que o clube pode criar uma SAD própria.

O clube celebra uma "importante vitória alcançada na justiça", que corresponde "à interpretação que sempre fez da lei das SAD, e que esteve na origem do caminho seguido desde 2018, por decisão dos seus associados".

O Belenenses está a disputar o acesso à Liga 3, terceiro escalão do futebol português. Já a Belenenses SAD ocupa o último lugar da I Liga e ainda procura garantir a permanência no primeiro escalão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 abr, 2022 Lisboa 16:19
    Mais um exemplo - a par do Atlético Clube de Portugal, que também se meteu numa SAD duvidosa, e da antiga Liga de Honra, desceu aos distritais - que as SAD nem sempre são a solução

Destaques V+