Tempo
|
A+ / A-

PJ terá feito buscas no IPDJ por suspeitas de proteção ao Benfica

11 nov, 2020 - 13:25 • Redação

Segundo o "Jornal de Notícias", o presidente do organismo, Vítor Pataco, é suspeito de favorecer o Benfica na investigação ao alegado apoio às claques ilegais, com conivência do secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) terá realizado buscas nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e nos escritórios do Estádio da Luz, por suspeitas de proteção ao Benfica na investigação às claques ilegais, avança o "Jornal de Notícias", esta quarta-feira.

Segundo aquele diário, o Ministério Público (MP) está a investigar o caso, que explora suspeitas de que o atual presidente do IPDJ, Vítor Pataco, que já foi diretor da Benfica Multimédia, S.A, estaria envolvido em ações ilegais de apoio às claques do Benfica, não estão legalizadas.

A investigação centra-se no verão de 2018, altura em que Vítor Pataco assumiu a presidência do IPDJ. Foi encetada após denúncia do anterior líder do organismo, Augusto Baganha, que foi exonerado das suas funções pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude.

Baganha acusa João Paulo Rebelo de pressionar Pataco para que o Benfica fosse favorecido em processos de contraordenação do IPDJ, relativos a alegado apoio ilícito do clube aos grupos organizados de adeptos, vulgo claques, No Name Boys e Diabos Vermelhos.

Augusto Baganha também acusou Vítor Pataco, que tinha sido seu vice-presidente, de reter um processo sobre o mesmo tema. Os visados já negaram as acusações do ex-presidente do IPDJ e Pataco chegou mesmo a agir judicialmente contra Baganha pelas suas declarações.

Ainda de acordo com o "JN", o caso está a ser analisado de forma criminal pelo MP. O Benfica mostrou "total disponibilidade para colaborar com as autoridades". Contactado pelo jornal, Vítor Pataco negou qualquer favorecimento ao Benfica mostrou-se "satisfeito por investigarem, para que a verdade venha ao de cima, também por essa via".

Ainda assim, o presidente do IPDJ não se disponibilizou para esclarecer como procedeu relativamente aos processos atualmente sob escrutínio.

Embora tenha assumido que o facto de ter sido diretor-geral da Benfica Multimédia, S. A. o coloca em posição mais frágil, Vítor Pataco assinalou que também foi treinador de atletismo no Sporting e no Belenenses e que tal não se traduz num favorecimento a esses dois clubes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+