Tempo
|
A+ / A-

​FPF cancela campeonatos de futebol de formação devido à Covid-19

27 mar, 2020 - 17:30 • Lusa

Decisão pretende proteger a saúde de "pais, avós, filhos e netos" e todos os que amam o futebol, atendendo ao atual estado de emergência.

A+ / A-

Veja também:


Os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação da época 2019/20 foram esta sexta-feira cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à pandemia da covid-19.

"Devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato", anunciou esta sexta-feira em comunicado a FPF, acrescentando que "não serão atribuídos títulos nas referidas competições, nem aplicado o regime de subidas e descidas".

Esta decisão decorre do entendimento de que "a prioridade de pais, avós, filhos e netos deve ser, obviamente, a de se dedicarem à proteção uns dos outros e às exigências escolares, em nome do direito à proteção da saúde", atendendo ao atual estado de emergência.

O Benfica liderava a fase de apuramento do campeão de juniores, após quatro das 14 jornadas, com 12 pontos, mais três do que o Rio Ave.

Em juvenis, as 'águias' venceram a série sul e o FC Porto a série norte, que antecedia a fase final, enquanto nos iniciados os 'dragões' eram os primeiros a norte, o Anadia no centro e o Sporting no sul.

Benfica e Sporting dividiam a liderança da fase de apuramento de campeão do Nacional de juniores em futebol feminino, após uma jornada.

O cancelamento dos campeonatos nacionais de futebol e futsal dos escalões de formação, masculinos e femininos, é acompanhado pelas "22 associações distritais e regionais que vão igualmente dar sem efeito as suas competições destinadas aos escalões de formação de futebol e futsal".

Associação de Lisboa contraria FPF

O presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) contraria FPF e nega o cancelamento dos campeonatos lisboetas dos escalões de formação da época 2019/20, devido à pandemia de covid-19.

Num vídeo divulgado na rede social Facebook e dirigido aos clubes filiados, Nuno Lobo afirmou que "o que está escrito no comunicado da FPF, designadamente, no ponto oito, não é verdade, no que concerne à AFL", e que apenas na próxima semana será tomada uma decisão, "tendo sempre em atenção a integridade física, a saúde e a vida de todos".

"Ao contrário do que diz esse comunicado, em Lisboa não há qualquer decisão para esses escalões. Estamos a acompanhar e a monitorizar diariamente esta pandemia que assola todo o mundo. Tudo está a ser analisado internamente, na nossa associação, mas também com as outras 21 associações distritais e regionais de futebol", observou Nuno Lobo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+