Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

O "impressionado" Arteta e o FC Porto: "Conheço bastante bem o seu treinador e a história do clube"

21 fev, 2024 - 11:35 • Lusa

Terceiro classificado da Premier League não estava nos 'oitavos' da Champions há sete anos. FC Porto e Arsenal jogam esta quarta-feira, no Dragão.

A+ / A-

O Arsenal mostra-se empolgado por regressar aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol sete temporadas depois, apontou o treinador dos ingleses, o espanhol Mikel Arteta, na véspera do primeiro duelo perante o FC Porto.

"Estou muito impressionado com o FC Porto. Conheço bastante bem o seu treinador e a história do clube. Eles estão sempre em muitas frentes, têm muita qualidade em diversas fases do jogo e são competitivos nas provas europeias. Vamos defrontar um adversário complicado. Ao mesmo tempo, estamos muito animados. Já passaram sete anos desde que estivemos nesta fase pela última vez", frisou o técnico, em conferência de imprensa.

O vice-campeão inglês e atual terceiro classificado da Premier League já não suplanta a primeira fase a eliminar da principal prova europeia de clubes desde 2009/10, época na qual deixou para trás precisamente o FC Porto, seguindo-se sete 'quedas' consecutivas, até 2016/17.

"Conquistámos o direito de estar aqui. Não estávamos nos 'oitavos' há sete anos, sendo que já não chegamos aos 'quartos' há 14 épocas. Temos pela frente um grande desafio e estamos entusiasmados por encará-lo com plena convicção", antecipou Mikel Arteta, rejeitando "dar como adquirido" o favoritismo dos 'gunners' perante os 'dragões'.

O Arsenal reúne no seu plantel os portugueses Cédric Soares, Mauro Bandeira e Fábio Vieira, ex-médio 'azul e branco', que está recuperado de uma cirurgia à zona inguinal realizada há três meses e viajou na tarde de terça-feira com a comitiva londrina para o Porto.

"Estou muito feliz com ele, mas, ao mesmo tempo, triste. Tem sido complicado para ele, porque se lesionou quando estava a ganhar impulso, tal como aconteceu na temporada passada. É um jogador de enorme talento e vamos extrair o seu melhor. O Fábio Vieira puxou muito por si [nos últimos treinos], porque queria estar cá, e deu-nos informações importantes", revelou o técnico, que também representou os 'gunners' como futebolista.

Antes de Mikel Arteta, o defesa central brasileiro Gabriel Magalhães garantiu na mesma conferência de imprensa que o Arsenal "aprendeu muito com os últimos anos" e está a crescer nesta fase da época, fruto de cinco vitórias seguidas para o campeonato inglês.

"Conheço alguns jogadores deles e sabemos que será um embate difícil. Eles têm muita qualidade e uma história grande, mas estamos focados em nós e treinámos bem", notou.

Admitindo não acompanhar com frequência o compatriota Evanilson, que marcou quatro golos pelo FC Porto na fase de grupos e deve liderar o ataque 'azul e branco' no jogo de quarta-feira, Gabriel Magalhães deixou elogios ao defesa central e capitão portista Pepe.

"Todos sabemos da história dele no futebol. É alguém muito respeitado pela forma e pelo nível como joga com facilidade com aquela idade. Eu tenho esse objetivo, de poder jogar até tarde... O Pepe tem uma história muito bonita e estou feliz por defrontá-lo", finalizou.

O FC Porto, única equipa portuguesa a suplantar a primeira fase da atual edição da Liga dos Campeões e vencedor da prova em 1986/87 e 2003/04, receberá o Arsenal, finalista vencido em 2005/06, na quarta-feira, às 20h00, no Estádio do Dragão, no Porto, em duelo da primeira mão dos oitavos de final, com arbitragem do neerlandês Serdar Gözübüyük.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+