Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

International Board cria lei "anti Emiliano Martínez"

24 mar, 2023 - 15:54 • Redação

O guarda-redes da Argentina celebrizou-se pelos jogos mentais antes das grandes penalidades, no Mundial 2022.

A+ / A-

O International Board (IFAB), que rege as leis do jogo, criou uma lei anti Emiliano Martínez, guarda-redes da Argentina, conforme anunciado esta sexta-feira.

"Dibu" Martínez brilhou na final do Mundial 2022, ao defender duas grandes penalidades nos quartos de final, frente aos Países Baixos, e outro na final, diante da França, feito que permitiu à Argentina sagrar-se campeã do mundo. Contudo, houve uma particularidade: parte da estratégia do guarda-redes do Aston Villa era provocar os rivais que iam bater os penáltis.

A atitude de Martínez caiu mal a certas fações. Agora, o International Football Association Board mudou as leis do jogo, de modo a impedir que um episódio assim se repita.

"O guarda-redes não pode comportar-se de maneira que mostre desrespeito pelo jogo e o oponente, i.e. distraindo injustamente o batedor de penálti", lê-se no relatório do IFAB.

Ou seja, a partir do dia 1 de julho de 2023, os guarda-redes não poderão provocar os jogadores que vão bater grandes penalidades.

Emiliano Martínez venceu o prémio de melhor guarda-redes do Mundial 2022 e o The Best, da FIFA, para melhor guarda-redes do mundo em 2022.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+