Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mesut Ozil termina a carreira

22 mar, 2023 - 11:20 • Redação

O agora ex-médio alemão, de 34 anos, que passou por Real Madrid e Arsenal, teve uma carreira recheada de títulos e com várias polémicas, mas coroada com a conquista do Mundial.

A+ / A-
Fenerbahçe foi o penúltimo clube de Ozil. Foto: Sedat Suna/EPA
Fenerbahçe foi o penúltimo clube de Ozil. Foto: Sedat Suna/EPA
Ozil foi colega de Cristiano Ronaldo e treinado por José Mourinho no Real Madrid. Foto: DR
Ozil foi colega de Cristiano Ronaldo e treinado por José Mourinho no Real Madrid. Foto: DR
Turco-alemão saiu a mal do Arsenal. Foto: Will Oliver/EPA
Turco-alemão saiu a mal do Arsenal. Foto: Will Oliver/EPA
Glória e polémica na carreira de Ozil pela Alemanha. Foto: Rolex Dela Pena/EPA
Glória e polémica na carreira de Ozil pela Alemanha. Foto: Rolex Dela Pena/EPA

Mesut Ozil anunciou, esta quarta-feira, o fim da carreira de futebolista profissional, com efeito imediato, ao fim de quase 17 anos.

O agora ex-médio internacional alemão, de 34 anos, que até agora representava o Istambul Basaksehir, da Turquia, fez o anúncio nas redes sociais, "após reflexão cuidada". Ozil justifica a decisão de pendurar as botas com os problemas físicos que o têm assolado esta época.

"Tive o privilégio de ser jogador profissional de futebol durante quase 17 anos e estou incrivelmente grato pela oportunidade. Porém, nas últimas semanas e meses, depois de sofrer algumas lesões, tornou-se cada vez mais claro que é altura de deixar o grande palco do futebol", lê-se.

Ozil destaca "momentos e emoções inesquecíveis" numa carreira "fantástica", que começou no Schalke 04, continuou no Werder Bremen, teve apogeu no Real Madrid e ainda passou por Arsenal e Fenerbahçe, antes de terminar com estes últimos oito meses no Basaksehir.

Mesut Ozil, que chegou a ser descrito por José Mourinho, que o levou para o Real Madrid, em 2010/11, como o melhor "10" do mundo, termina a carreira com 97 golos em 605 jogos a nível de clubes.

Incompatibilizou-se com o treinador português, no Bernabéu, e também saiu a mal do Arsenal, antes de rumar à Turquia, o país dos pais.

Também marcou 22 golos em 92 internacionalizações pela Alemanha, numa ligação sempre acidentada e que terminou de forma polémica, com acusações de racismo do jogador, devido à ascendência turca.

O palmarés de Mesut Ozil é invejável: uma Taça e uma Supertaça da Alemanha, uma Liga, uma Taça (do Rei) e uma Supertaça de Espanha, uma Supertaça e quatro Taças de Inglaterra, e o Mundial 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+