Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismo na Turquia. Ex-FC Porto Atsu está desaparecido nos escombros

06 fev, 2023 - 12:05 • Eduardo Soares da Silva , Rui Viegas

Antigo jogador do FC Porto joga no Hatayspor. Carlos Mané, um dos muitos portugueses no futebol turco, relata o cenário vivido.

A+ / A-

Christan Atsu, antigo jogador do FC Porto e Rio Ave, pode estar desaparecido nos escombros após o forte sismo que abalou esta segunda-feira de madrugada a Turquia e a Síria.

Estão confirmados mais de 1400 mortos depois de um violento tremor de terra de 7.8 na escala de Richter seguido de cerca de 40 réplicas, todas acima de quatro pontos. Há ainda perto de cinco mil feridos.

De acordo com a imprensa turca, Atsu está desaparecido. O atual jogador do Hatayspor marcou o golo da vitória no jogo da noite de domingo frente ao Kasimpasa e foi apanhado de surpresa pelo sismo. Ainda não há confirmação do estado de saúde do ganês.

Atsu, hoje com 31 anos, jogou no FC Porto entre 2009 e 2013. Chegou para os juniores e fez 32 partidas pela equipa principal. Foi campeão nacional em 2012/13. Desde então passou pelo Chelsea, Vitesse, Everton, Bournemouth, Málaga, Newcastle e Al Raed.

O clube portista já se manifestou nas redes sociais: "Estamos com o povo turco e sírio e com todos os afetados pelos efeitos do sismo que assolou aquela região. É com consternação que escutamos as notícias sobre o nosso ex-atleta Christian Atsu, que continua desaparecido. Que tudo se resolva pelo melhor".

Para além de Atsu, o diretor desportivo da equipa estará também desaparecido. Hatay fica localizado no sul da Turquia, junto à fronteira com a Síria.

No Hatayspor jogam ainda os portugueses Rúben Ribeiro, ex-Sporting, e Zé Luís, ex-FC Porto. Segundo o jornal "O Jogo", o empresário de Zé Luís confirmou a segurança dos dois portugueses do plantel.

Outro português a jogar na Turquia, Carlos Mané, estava com a equipa em estágio no norte do país, antes do jogo frente ao Giresunspor.

"Tínhamos hoje jogo perto de Trabzon. Já não há jogo, ainda hoje vamos voltar para a nossa cidade em Kayseri [centro do país]. Ainda não sabemos o que vai acontecer, se ficamos na Turquia ou voltamos para os nossos países. O segundo sismo forte sentiu-se bem lá em Kayseri. Foi um susto, vamos apanhar o voo e vamos ver o que vai acontecer", relata à Renascença.

Os jogos marcados para esta semana já foram adiados pela federação turca.

Os portugueses no futebol turco

Há 15 jogadores portugueses a alinhar na primeira divisão: Sérgio Oliveira (Galatasaray), Miguel Crespo (Fenerbahçe), Gedson Fernandes (Besiktas), Kévin Rodrigues (Demirspor), Carlos Mané e Miguel Cardoso (Kayserispor), Bruno Paz (Konyaspor), Bruno Rodrigues (Karagumruk), Pedro Pereira, Wilson Eduardo, Daniel Candeias e Ivan Cavaleiro (Alanyaspor), Rúben Ribeiro e Zé Luís (Hatayspor), Pedrinho (Ankaragücü),

Junta-se ainda a equipa técnica do Fenerbahçe, com Jorge Jesus, João de Deus, Tiago Oliveira, Pedro Gandaio, Carlos Bruno, Márcio Sampaio, Gil Henriques e Rodrigo Araújo.

Na segunda divisão jogam Tomané, Diogo Sousa, Pedro Nuno, Marco Paixão e Tiago Rodrigues.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+