Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Angola

Alexandre Santos quer voltar a levar o Petro de Luanda "ao mais alto nível do futebol africano"

18 jan, 2023 - 15:24 • Carlos Dias

O treinador português lidera a Liga angolana e sonha repetir a chegada às meias-finais da Liga dos Campeões africana.

A+ / A-

O treinador português Alexandre Santos sonha voltar a fazer um brilharete na Liga dos Campeões africana com o Petro de Luanda.

Depois de ter sido campeão de Angola e de ter chegado às meias-finais da Champions, na primeira temporada, o técnico continua a mostrar resultados na sua segunda época no Girabola - está no primeiro lugar, ao fim de 15 jornadas.

O início de 2023 significa o arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Petro está inserido no grupo A, com o campeão em título, o Wydad (Marrocos), além dos argelinos do Kabylie e os congoleses do Vita Club.

Em entrevista à Renascença, Alexandre Santos salienta que o Petro terá de estar "ao mais alto nível, com grande entrega, grande concentração, grande rigor", para passar a fase de grupos, porque "qualquer erro vai custar caro".

"Só fazendo uma boa fase de grupos é que poderemos, depois, tentar chegar o mais à frente possível e, quiçá, estar entre as melhores equipas de África. Mas isso só é possível se ficarmos nos dois primeiros lugares e, para isso, temos de ganhar a todos os nossos adversários, que são todos eles muito fortes", assinala.

O Wydad é o cabeça de cartaz. Campeão de África e prestes a disputar o Mundial de Clubes, o clube de Casa Blanca "vai ser um grande desafio".

"Estamos muito motivados para defrontar quem quer que seja e fazer novamente uma grande representação de Angola ao mais alto nível do futebol africano", afiança Alexandre Santos.

Líder do campeonato com cautela


No Girabola, o Petro é líder, com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Williete, sete sobre o 1.º de Agosto, terceiro, e nove para o Interclube, quarto.

Alexandre Santos avisa que os três adversários são "equipas fortes" e têm capacidade para discutir o primeiro lugar com o Petro.

"Vai depender da nossa capacidade de nos mantermos fortes", frisa.

Sucesso africano desperta interesse


O sucesso em Angola tem motivado a chegada de "algumas abordagens" para Alexandre Santos assumir clubes de patamares competitivos mais elevados. Para já, contudo, o treinador português mantém-se focado.

"O facto de ter renovado com o Petro para este ano e existir uma cláusula de rescisão muito alta foi afastando possíveis interessados. Ultimamente, houve uma abordagem muito real, com conhecimento total do Petro, mas estou bem onde estou. Logicamente, quero ter o mais sucesso possível em todos os jogos e todas as épocas e estar focado", explica.

A fase de grupos da Liga dos Campeões arranca no dia 10 de fevereiro. Dia de estreia do Petro de Luanda, frente ao Kabylie, em casa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+