Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UEFA

Europa mantém "oposição avassaladora" à criação da Superliga

08 nov, 2022 - 15:58 • Redação com Lusa

UEFA reuniu-se com empresa que apoia a Superliga e representantes dos vários quadrantes do futebol europeu.

A+ / A-

A UEFA avisa que a oposição à criação da Superliga europeia "continua a ser tão avassaladora" como no dia em que o projeto foi anunciado, em abril de 2021.

Em comunicado, esta terça-feira, após uma reunião com responsáveis da A22 Sports, ligada à Superliga europeia, em que a empresa teve a oportunidade de "se dirigir a todas as autoridades verdadeiramente representativas do futebol europeu".

Futebolistas, representantes de clubes e ligas europeus e adeptos "reafirmaram em conjunto que a oposição à autoproclamada Superliga continua a ser tão avassaladora quanto o foi desde abril de 2021".

"A UEFA e as partes interessadas mantêm-se comprometidas com os fundamentos do futebol europeu, que se baseiam na abertura, na solidariedade, na meritocracia e servem objetivos mais amplos de princípios desportivos e de interesse social, em oposição à lógica de privilégio", pode ler-se.

Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD do Benfica, foi um dos participantes na reunião, na qualidade de membro da direção da Associação Europeia de Clubes.

A Superliga foi anunciada em abril de 2021, como uma competição fechada para vários dos clubes mais ricos da Europa, independentemente do mérito desportivo. Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Juventus, Inter de Milão, AC Milan, Manchester United, Liverpool, Arsenal, Chelsea, Manchester City e Tottenham foram os clubes fundadores.

No entanto, após grande contestação de todo o mundo futebolístico e até político, incluindo dos adeptos, vários clubes abandonaram o projeto. Ficaram sozinhos Real Madrid, Barcelona e Juventus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+